CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Ystad, pequenina, antiga e charmosa




Apenas 47 minutos de trem, a partir da estação central de Malmö, num trem super confortável, com wi fi e você chega a Ystad, um lugarzinho mais do que simpático. Ystad, que hoje tem cerca de 30 mil habitantes e apenas 8 quilômetros quadrados,

data do século 11.


alsas unem a Suécia às vizinhas Alemanha e Polônia, partindo de Ystad

À beira mar, hoje Ystad é um dos portos de partida de balsas- dessas bem grandes- que ligam a Suécia à Polônia e Alemanha, por exemplo, e entroncamento para visitas a outros locais como o sítio arqueológico de Ales Stenar. Assim, muitas vezes o turista passa por lá sem se deter.



Lembranças do passado nas construções


Dos primeiros séculos de povoação ainda restam várias construções, casas em estilo enxaimel (a maioria delas reconstituídas) e também a presença de ruelas, pequenos becos, com casinhas bem conservadas, coloridas e na maioria das vezes com muitas flores nas janelas. Tudo muito calmo e extremamente agradável. Plana, boa para uma caminhada, mas com calçado confortável porque as ruas - como em tantos lugares antigos - são de pedras irregulares.


O estilo enxaimel, revisitado mantem a personalidade de Ystad






As transformações, decorrentes de fatos históricos, também estão presentes na St Mary’s Church, inicialmente construída no século 13, como uma Basílica Católica Romana, depois alterada em diferentes estilos – romanesco, gótico, renascentista, barroco - ao longo dos séculos. Hoje ela funciona como integrante da Igreja Sueca, uma denominação protestante.




Pequenina assim, Ystad tem uma excelente rede de comércio com lojas de departamento- as mesmas redes encontradas em Malmö - supermercado, restaurantes mas é bom saber que aos domingos quase nada abre.





A praia de Svarta e Disas Ting, pertinho de Ystad


Completando o passeio de um dia, outra boa pedida é parar uma estação antes , em Svarta, uma bela praia bastante popular no verão. Além da praia em si, alí fica a Disa Ting, um retângulo de pedras de 36 X 16 metros, no centro do qual foram encontrados ossos queimados, provavelmente da Idade do Ferro.

O bilhete do trem custa 210 coroas suecas (21 Euros), vale por 24 horas e permite paradas sem custo adicional .

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now