© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Vai ao Líbano? Pode começar o regime!

Porque você não vai resistir



Pistaches em quantidades para ninguém botar defeito


Inútil lutar contra. Não dá para resistir à gastronomia libanesa. Ah, mas eu conheço kibe,ghanoush , hommos..., você dirá.

E eu respondo que sim, o que você provou por aqui é bom mas o que você vai degustar por lá é extraordinário.


Então, será bom perder uns quilinhos antes porque seus anfitriões farão de tudo para que você prove cada uma dessas delícias.


Isso tudo é só o começo


A Mesa Libanesa, que é como eles chamam o verdadeiro festival gastronômico que compõe uma refeição começa om nossos já conhecidos charutinhos de folha de uva, as pastas citadas de grão de bico e berinjela, os falafel, as saladas, com destaque para o salada fatuche, coalhada, quibe (cru e frito), salsichas armênias, favas, legumes frescos, pão árabe, esfihas, sambusek (pasteizinhos de carne ou queijo,o tabullé,



Arroz com castanhas na base do prato quente


Tudo isso com aromas de ervas e especiarias que você verá por toda parte, nos mercados populares, os souks, e em lojas sofisticadas. E tudo acompanhado de pão quentinho, fino e leve. Depois disso virão os pratos quentes, frango grelhado, batatas com pimenta, os espetinhos de frango e carne, o kafta com molho de hortelã, arroz com frango, arroz com carneiro, divinamente temperados e fartos em amêndoas.



Bom, aí tem o capítulo dos doces. O primeiro “choque” de prazer foi no caminho de Tiro, na confeitaria, Kanaan Sweets.
Amêndoas na massa e na cobertura em doces que tem menos açuçar do que os nossos




São tantas variedades que a gente fica atordoada sem saber o que escolher e quando pergunta- o que é? Aí o simpático vendedor dá um doce inteiro para você provar.


Amêndoas, nozes e pistaches dominam a cena em tubinhos, quadradinhos, pasteizinhos e tantos outros formatos de massas leves, parecidas com aquelas que você compra por aqui em lojas especializadas mas com menos mel. Ou quase nenhum. Aqueles que levam xarope são regados geralmente com uma calda de água de rosas, bem leve.

Quer levar pra casa esse doce gosto do Líbano? Na Kanaan Sweets eles embalam a vácuo para que tudo chegue como deve ao destino final. Caixas de meio quilo custam 18.500 Libras Libanesas (cerca de US$ 8,50)



Outra doceira muito procurada e com várias filiais, tanto em Beirute como em outras cidades é a Sea Sweet, também com farta variedade de doces que logo todos querem comprar para levar para casa como souvenir para a família. E ainda tem os doces industrializados, nos supermercados, vendidos a quilo e também muito saborosos.



Kunafa com queijo quente, impossível resistir


Mas a maior surpresa para mim foi provar,no Líbano, o #Kunafa (ou knefe) com queijo, um doce quente, típico do Oriente Médio, servido em pedaços e com um sabor único. Indescritivelmente bom. Com esse eu termino porque só de lembrar já engordei meio quilo!


#libano #ebanon #knefe #kunafa #doceslibaneses #mesalibanesa #gastronomialibanesa

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now