© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Um museu para o fim do amor

Fica numa das mais belas áreas de Zagreb, o Museum of Broken Relationships, uma curiosa atração que recebe milhares de visitantes anualmente. Afinal, quem nunca sofreu uma perda amorosa?



Um casal de croatas, ambos artistas plásticos, viviam bem, obrigado, até que um dia se separaram. E o que podia gerar tristeza, virou um ótimo negócio, o Museum of Broken Relationships, (Museu das Relações Partidas) que eles mesmos fundaram e que fica na capital da Croácia. Mas apesar de artistas, o museu mas nada tem de artes plásticas. Nele estão expostos os mais variados objetos relacionados com alguma relação amorosa que terminou seja por desencanto, decepção, divórcio ou morte.





O museu surgiu como uma oportunidade para quem está com aquela terrível dor de cotovelo de se livrar da carga emocional por um ritual de catarse. Isto é: botar para fora, através desses objetos , a dor da separação. E alí a gente constata que os sentimentos são de fato universais porque pessoas de diferentes países e culturas, que doam os objetos, tem sentimentos muito semelhantes ao descrever sua própria história.



Tem de tudo em exposição: dos esperados bichinhos de pelúcia a um anão de jardim, “atropelado” pela raiva da separação ou um machadinho com que foi destruída toda a mobília do casal, peças eróticas e até spray nasal contra o ronco do ex-parceiro,todas com uma história explicativa.






E, se você não gostar do tema do museu, existem na mesma região vários outros como o de História Natural, de História Croata e de Arte Naïf e sempre valerá a pena o passeio por aquela bela área da cidade onde também fica mirante ( e o funicular) de onde se tem uma bela vista de Zagreb. Para chegar a esta região é melhor usar o funicular ou então um táxi porque a subida, da parte baixa para a alta é puxada, com várias rampas. Uma vez na cidade alta, a caminhada é bem legal e com muita coisa a ser vista.






O Museu, instalado numa bela mansão barroca, fica na cidade antiga de Zagreb, muito próxima da praça de São Marcos (Trg svetog Marka) com construções históricas belíssimas, com telhados de cerâmica colorida e decorada. No seu centro fica a Igreja de São Marcos e também o Parlamento Croata e o Tribunal Constitucional da Croácia. E se tiver sorte, como eu, no horário em que estiver por lá poderá também ver a marcha dos soldados para a troca da guarda que acontece nos fins de semana com soldados a pé e a cavalo se deslocando pela cidade alta até chegar à praça São Marcos.

Museum of Broken Relationships fica na rua Ćirilometodska,2, tem uma lojinha, um simpático café e também um bistrô para refeições. Ingressos: : 30 kn (kunas croatas) , cerca de 4 Euros, para maiores de 65 anos.

(aos 70 anos)


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now