CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Um dia especial na Toscana

Atualizado: 23 de Out de 2019

San Gimignano transpira história e beleza e surpreende ainda mais por seu sorvete


San Gimignano é um desses lugares que valem cada minuto de sua viagem. Eu estava em Florença em outubro de 2011 e resolvi visitar San Gimignano, uma encantadora cidade medieval murada que guarda, tantos séculos depois, suas 14 torres (originalmente eram 72) símbolo da riqueza das famílias de mercadores que alí moravam. Casarios de pedra, vielas e simpáticas pracinhas com poços encantadores compõem também a beleza da cidade de onde se descortina a típica paisagem toscana com morros ondulados cobertos de oliveiras e vinhedos.


Da riqueza medieval simbolizada pelas torres ao melhor sorvete do mundo


Essa excursão de um dia que inclui também Siena, custa aproximadamente 50 Euros por pessoa , pode ser comprada em agências de viagens ou ainda online. Chega a San Gimignano ainda pela manhã com tempo para você ter o privilégio de ouvir enquanto seu queixo cai diante de tanta beleza, o concerto dos sinos de tantas torres, badalando ao meio dia. No tempo livre de uma hora e meia mais ou menos, andei e fotografei a beleza tão especial dessa cidade.

Mas a surpresa estava esperando por mim na Piazza dela Cisterna, a pracinha com um romântico poço testemunha da história da cidade. Alí estava , no nº 4 da praça, a Gelateria Dondoli exibindo o seu orgulhos cartaz de “a melhor sorveteria do mundo”.

Mas aqui? pensei. Tudo bem que a Itália é famosa por seus sorvetes mas nunca esperaria encontrar na medieval San Gimignano algo do tipo “melhor do mundo” E como a única forma de ter certeza é provando o sorvete, lá fui eu. Sabores? Além de todos os tradicionais, de frutas, de creme e chocolate , outros sabores como lemoncello, chocolate com laranja,marrom glacê, pistache, café, gorgonzola com nozes. Sim, gorgonzola com nozes, absolutamente inesquecível. Difícil mesmo foi sair da sorveteria, depois de me deliciar com dois sorvetes de três sabores cada. E com uma certeza: a Gelateria Dondoli merece, sim, o troféu de a melhor do mundo.

Sorvete de gorgonzola

Ingredientes

2 colheres (sopa) de gorgonzola

1 lata de leite condensado

500 ml de creme de leite fresco

Colocar o gorgonzola e o leite condensado numa panela , mexendo sempre. O queijo derrete rapidamente; continuar mexendo até o ponto de brigadeiro de colher. Deixe esfriar.

Bater o creme de leite em ponto de chantilly, bem firme.

Junte o brigadeiro de gorgonzola, já frio , mexendo bem só para incorporar. Leve ao freezer.

Na hora de servir pode juntar nozes ou pecãs.


#italiaparamaioresde60 #viagemparamaisvelhos #cruzeiromaritimo #cruzeirosenior #viagemsenior

#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #soebemacompanhada #conexõesaereas #sangimignano #toscana #omelhorsorvetedomundo #deflorençaasangimignano #comoirasangimignano #oqueveremsangimignano

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now