© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Split, o Império Romano na Croácia

Atualizado: 11 de Fev de 2019


O lugar é tão charmoso que o imperador Diocleciano, no século 4 decidiu que Split era o lugar perfeito para sua aposentadoria.




Sim, diferentemente de tantos outros imperadores romanos, este não foi assassinado nem deposto em uma conspiração.


Alí, na bela costa croata, diante do mar azul profundo e transparente mar Adriático Diocleciano construiu um magnífico palácio para os dias de sua velhice. Viveu belo e faceiro até os 74 anos, se deliciando com os peixes e frutos do mar da região. E com as cascas de um certo marisco era obtida a cor purpúrea para tingir seu manto. O folclore histórico diz que o cheiro de peixe de sua roupa era insuportável mas isso é uma outra história.


Mas, como nada dura para sempre, o império acabou e o que foi seu palácio - cuja maquete está reproduzida bem defronte ao mar e realmente impressiona por sua grandiosidade - acabou sendo ocupado pelo povo da região – sim, as ocupações existem desde aqueles tempos! - após sua morte e a decadência do Império.


Assim, quando você chega a Split , você procura o tal palácio e o que você vê são muros do antigo palácio em frente ao mar que foram devidamente “recheados”.

Uma casa aqui outra ali e aquela vastidão de espaço, com muralhas muito fortes e portões de acesso acabou virando uma cidade murada, que hoje é um espaço super valorizado com seus cerca de 3 mil moradores.


Nas ruelas e pracinhas que vão surgindo conforme você se envereda pela cidade murada, colunas egípcias e esfinges autênticas e ainda hotéis boutique, lojas, restaurantes, bares bem charmosos, por sinal,uma catedral e tudo mais que uma cidade requer. E o que é melhor ainda: muito seguro, seja de dia ou de noite.

E parte dessas vielas dentro dos antigos muros foram até cenário do seriado Game of Thrones.

Do antigo palácio, tal como era, apenas o sub solo está preservado tal como era, quando armazenava azeite e vinho para o imperador e , sendo uma réplica do andar superior, dá para se ter uma boa idéia da grandiosidade do palácio. Este espaço, além de aberto para visitação ainda hospeda exposições e eventos.




Na beira do mar, um grande boulevard, a Riva, com jeito de riviera, é ponto de encontro de croatas e turistas nos muitos bares e cafés que ficam repletos no fim da tarde

Se a visita ao palácio é um programa muito legal em Split, o charme do lugar está na atmosfera alegre desse verdadeiro “hub” marítimo. De Split partem ferry boats para muitas ilhas da Croácia assim como outros que fazem a ligação marítima entre a Itália indo direto para Ancona em poucas horas, o que facilita muito ao turista que está na Itália dar uma chegadinha de dois ou três dias nessa simpática cidade, com direito a explorar também alguma ilha próxima como Hvar, por exemplo. (67,70,71 anos)


Quer conferir se tudo isso é verdade? No link abaixo, uma opção para setembro

https://www.xq.tur.br/croacia-eslovenia




#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #soebemacompanhada #croacia #split #croatia #ferrboatdacroaciaparaitalia

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now