CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Sopas tchecas para fazer em casa



Sopa de cogumelo, tipicamente tcheca e bem fácil de fazer

Esse friozinho que começou aqui por São Paulo me lembrou de um outono na República Tcheca onde provei algumas das melhores sopas da minha vida. Especialmente a de cogumelos e uma saborosa sopa de alho.

Então hoje as memórias de viagem combinam gastronomia e frio.


Na Tchéquia sopas não são apenas pratos para jantares de noites frias, mas também servidas em almoços. A sopa goulache, por exemplo, uma herança dos tempos do Império Austro-Húngaro, é bastante substanciosa, à base de carne e, sozinha, vale o almoço. Mas as batatas são presença constante nas sopas tchecas, assim como os cogumelos frescos colhidos nos bosques e vegetais da estação – especialmente repolho, alho-poró, abóbora. E tudo sempre bem temperado com destaque para ervas e especiarias como o cominho, endro, pimenta do reino, manjerona e páprica.



Se você gosta de testar receitas, uma boa notícia é que Destino Tchéquia oferece, gratuitamente, um encarte exclusivo, com oito receitas especiais de sopas tipicamente tchecas, inclusive esta de cogumelo. É só clicar neste link: https://bit.ly/sopastchecas

para abrir a publicação


Aqui, a receita da Sopa de Cogumelos que eu mais gosto. Na minha versão não coloquei o ovo pochê e ficou também muito boa.



Para 4 porções

Ingredientes

• punhado de cogumelos secos ou frescos

50 g de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

800 ml de água

250 g de batata

sal, pimenta branca

200 ml de creme de leite ou natas para bater

vinagre

50 g de manteiga

1 galho de endro fresco ou 2 colheres de sopa de endro esterilizado

4 ovos

Como fazer

  • Coloque os cogumelos secos de molho em água , para reidratar, por pelo menos uma hora ou de preferência durante a noite.

  • Misture a manteiga e a farinha para preparar roux, mexendo uniformemente enquanto despeja a água.

  • Limpe as batatas e corte-as em cubos, adicione-as à água da sopa, juntamente com cogumelos (e com a água em que estavam embebidos). Polvilhe com sal, pimenta e cozinhe até cogumelos e batatas ficarem macios, por cerca de 15 a 20 minutos.

  • Enquanto isso, prepare assim os ovos pochês: Leve água salgada e levemente ácida pela adição de vinagre quase até ferver; faça movimentos circulares na água com ajuda de uma concha e coloque um ovo inteiro, cozinhando por cerca de 4 a 5 minutos; retire e repita o processo com outro ovo. Coloque um ovo em cada porção.

  • Quando a sopa estiver quase pronta, despeje o creme tempere com vinagre,(se você usar creme de leite, coloque pouco vinagre), adicione manteiga e endro picado.



Dobrou chuť! (Bom apetite, em tcheco)

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now