CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Sim! É tempo de viajar


Piazza Navona, indispensável no roteiro de Roma


Se, quando jovem, não percebemos a rapidez do correr das horas, dias, anos, quando passamos dos 60, 70... a coisa muda. Precisamos cumprir tarefas prometidas, viver aventuras proteladas, conhecer lugares com os quais sonhamos por tanto tempo.


A isso tudo ainda se somam os anos de pandemia que trouxe – para todas as idades – a estranha sensação de que o tempo tem corrido mais depressa. Tem sido assim com você também? E este sentimento vem acompanhado da certeza de que apenas os momentos bem vividos – e nisso as viagens se encaixam com perfeição! – valem a pena.




Chegamos aos trambolhões ao final de 2021. Estamos – felizmente !- vacinados mas o mundo não é mais o mesmo. Alguns já conseguiram voltar a viajar mas ainda há muita incerteza no ar. E perdemos um tempo danado lamentando por coisas inevitáveis, irremediáveis e sobre as quais não temos solução.




O Panteon, que Seneca não conheceu mas com o qual você poderá se encantar



Então, como o tempo é o assunto de hoje, empresto de Sêneca, o filósofo estoico, algumas sábias palavras escritas na Carta nº1 ( de um total de 124) ao seu amigo Lucílio:

Ademais, se você prestar atenção ao problema, você verá que a maior parte de nossa vida passa enquanto estamos fazendo coisas desagradáveis, uma boa parte enquanto não estamos fazendo nada, e tudo isso enquanto estamos fazendo o que não se deveria fazer. (...)

Nada, Lucílio, é nosso, exceto o tempo. A natureza nos deu o privilégio desta única coisa, tão fugaz e escorregadia que qualquer um pode esbulhar tal posse. Que tolos esses mortais são! Eles permitem que as coisas mais baratas e inúteis, que podem ser facilmente substituídas, sejam contabilizadas depois de terem sido adquiridas; mas nunca se consideram em dívida quando recebem parte dessa preciosa mercadoria, o tempo! E, no entanto, o tempo é o único empréstimo que nem o mais agradecido destinatário pode pagar.



Então, me diga: você pensa em voltar a viajar? Vai se permitir usar melhor o tempo?

E, em homenagem a Seneca, fotos de Roma onde viveu boa parte de sua vida.

Ainda e sempre, um indispensável destino de viagem

.


Posts recentes

Ver tudo