CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Sicilia, repleta de beleza e sabores



O mar azul profundo, as rochas que avançam abruptas sobre a costa, limoeiros exibindo seus frutos amarelos, suavemente perfumados, bouganvilles floridas, ruelas estreitas cheias de recantos, balcões floridos na parte alta da cidade que resiste ao tempo e a tudo.

Taormina é assim bela, imponente e ao mesmo tempo delicada.

Encarapitada num grande rochedo , Taormina guarda lembranças

O anfiteatro grego, com generosa vista para o Mediterrâneo

milenares desde antes da Era Cristã quando fazia parte da Magna Grécia como o Anfiteatro grego que ainda sedia espetáculos, durante o verão.

A isso tudo soma-se a delícia da sua culinária, tipicamente mediterrânea com muito peixe e frutos do mar e uma enormidade de formas de preparar abobrinhas, berinjelas, pimentões e tantos outros vegetais, tudo devidamente regado com azeite de oliva.

À beleza extraordinária somam-se sabores únicos e muito azeite de oliva

Berinjela e abobrinha são “amigas” indispensáveis na culinária mediterrânea. Aparecem com grande frequência não apenas na gastronomia da Sicilia mas em toda Itália, especialmente no sul, como na Puglia, região de origem de minha família.





Essa receita que eu chamo de Crostata do Mediterrâneo , me lembra da Sicilia, de Taormina em especial, que eu conheci num ensolarado outono e combina vários vegetais sobre uma fina crosta de massa. Uma delícia em si e que pode acompanhar com perfeição uma carne num almoço leve e saudável.

Ingredientes:

1 berinjela média

1 abobrinha

1 alho porro

1 pimentão

1 tomates em cubos ou 6 tomates cereja

6 dentes de alho cortados ao meio queijo de cabra (opcional)

Para a massa

100 gr de manteiga gelada

1 xícara (180 g) de farinha de trigo

1 ovo inteiro

Como fazer

Comece cortando a berinjela em rodelas e colocando por alguns minutos em água e sal. Escorra, seque e regue com azeite e ponha para assar , por 15 minutos. Junte os demais ingredientes à berinjela e deixe assando em 180º por mais ou menos 40 minutos.

Para fazer a massa:

No processador (ou com as mãos), misture a margarina gelada cortada em pedaços, com a farinha até que fique como uma farofa grossa. Junte o ovo e amasse levemente. Coloque a massa na geladeira (enrolada em filme) por 15 minutos.

Depois abra a massa numa superfície enfarinhada, com rolo. Se a massa estiver mole

(a consistência depende do tamanho do ovo) pode acrescentar mais farinha, na hora de abrir. Coloque em forma untada, dessas que soltam o fundo, e sobre a massa os vegetais que estavam assando.Se quiser, junte cubinhos de queijo de cabra.

Leve ao forno por mais 40 minutos ou até que a massa esteja assada.


© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now