CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Shakespeare mora logo alí



Vestidos a caráter, como no século 16/17, simpáticos guias recebem os visitantes na casa estilo Tudor na pequena Stratfor Upon Avon onde nasceu William Shakespeare, o gênio da literatura inglesa. Ou mundial. Muito bem conservada, com mobiliário original, a casa – a maior da cidade no seu tempo - mostra como era a vida da família naqueles idos do século 16 e alí o gênio fica humanizado. Seu pai, fabricante de luvas, mantinha uma janela para a rua como fosse a vitrine de seu artesanato.



Aí você pergunta: mas havia tanto mercado para luvas? - Sim, usavam luvas por higiene porque não se lavava as mãos com frequência.... Depois, nos quartos outra surpresa: as duas camas da casa eram destinadas aos pais de Shakespeare e a ele e seu irmão. As irmãs ? Dormiam no chão, enroladas em cobertas. Confesso que me pareceu difícil imaginar a cena familiar. E fiquei imensamente feliz por ter nascido no século 20 com seus confortos e menos desigualdade para as mulheres.




Nessa mesma casa Shakespeare viveu com sua mulher, Anne Hathaway, por cinco anos e, depois de uma vida intensa em Londres como autor teatral (Globe, seu teatro, está reproduzido na South Bank, em Londres) ele voltou para sua cidade onde, tendo herdado a casa paterna , alí montou uma taberna, a Maidenhead, ( mais tarde, Swan and Maidenhead) que existiu até 1847.




Mas, intrigas familiares à parte, a cidade respira Shakespeare. Há inúmeras atividades relacionadas ao Bardo de Avon e vale muito a pena a visita. E ainda tem, para terminar, no visitor´s centre, a esperada lojinha com enorme coleção de artigos relacionados a Shakespeare; dos livros, obviamente, a camisetas, objetos de casa e uma porção de pequenas lembranças, todas com frases fantásticas deste autor que conhecia tanto a alma humana a ponto de, seis séculos depois, continuar absolutamente atual.



Minha visita a Stratford upon Avon foi meio sem planejar. Estava com um dia livre em Londres e decidi comprar um passeio bate-e-volta . Como por lá as distâncias são bem menores do que as que nós estamos acostumadas, o passeio incluía também visita a Oxford e ao Castelo de Warwick. Esse é o tipo de tour que, se você não reservou desde o Brasil, poderá comprar facilmente em qualquer agência de viagens local. Dura o dia inteiro – das 9hs às 18h30. O custo por pessoa foi de 83 Libras.


#casadeshakespeare #strtforduponavon #UK #Inglaterra #batevoltalondresstratforduponavon

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now