- Mariuccia Ancona Lopez
Sabor de Itália
Enquanto não podemos viajar...

Amo a Itália, país de origem da minha como de tantas famílias brasileiras. Viajar pela “bota” é descobrir em cada esquina uma obra de arte, em cada cidade um sabor especial, em cada região uma fala diferente. A Itália, tão linda e querida vai renascer depois desta pandemia- como já fez em outros momentos da História – e o turismo será, mais uma vez, um importante componente da sua recuperação.
Então, enquanto ainda estamos todos em quarentena, que tal, além de sonhar com a próxima viagem à Itália, aprender a fazer o mais popular de todos os pratos italianos?
“A tavola non s’invecchia”- “À mesa não se envelhece” é o antigo e bem conhecido
ditado de quem tenha nascido numa família de italianos e reflete bem o espírito daquele povo e seus descendentes sobre o prazer de estar à mesa. E minha família não escapa à regra. Comer é muito mais do que se alimentar para sobreviver. Existe um prazer especial em curtir cada prato, em saborear cada tempero e a companhia da família. É quando, também, acontecem as gargalhadas e os bate-bocas. Rimos, choramos, brigamos e nos amamos à mesa
“A tavola non s’invecchia” era o grito de guerra, na minha família, para todos irem se posicionando à mesa porque o macarrão estava chegando. Feito pela hábeis mãos de minha mãe, todos os domingos, seguindo a receita abaixo,
Massa de macarrão (para 2 pessoas)
Ingredientes
2 ovos inteiros
1 casquinha (do ovo) de água
240 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
Como fazer
Arrume a farinha com o sal como um “vulcão”, sobre a mesa ou o mármore. Coloque os ovos na “cratera” e vá incorporando a farinha, com um garfo, Junte a água e amasse com as mãos até obter uma bola lisa e uniforme.
Corte a massa em 4 partes e passe cada uma delas pela máquina de macarrão, repetindo por cada uma das espessuras marcadas até obter 4 tiras finas de massa. A cada passagem da massa, polvilhe farinha para que não grude nos rolos. Agora basta enrolar cada tira e cortar em fitas com meio centímetro de largura, para fazer tagliatele. Solte a massa com os dedos, polvilhe farinha e deixe secar por uma hora, no mínimo, numa bandeja.
Observação: Esta mesma massa, cortada em tiras largas, será lasanha e, cortada em quadrados e recheada, ravióli . O cozimento desta massa é super rápido.
Caso não tenha a máquina de macarrão, pode abrir a massa com o rolo, manualmente. É um pouco mais demorado, mas também dá certo.