CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Sabor de Belém do Pará

Atualizado: 18 de Set de 2019

Creme de Cupuaçu, açaí fresquinho, doces lembranças desta cidade encantadora




Tudo é exuberante no Pará e Belém é a porta de entrada de belezas e sabores


Já faz algum tempo que eu fui a #Belém, no Pará. Uma cidade encantadora, por sinal. Mas além da natureza exuberante da qual você pode fazer parte nos passeios de barco e da sua rica história, Belém encanta também pela riqueza da sua gastronomia. São peixes fantásticos ( como Filhote, por exemplo ) que a gente raramente vê em outras regiões brasileiras, temperos e sabores totalmente únicos. E frutas absolutamente maravilhosas.

Quem pensa que conhece creme de açaí porque compra nos potinhos, congelados, terá uma imensa - e ótima – surpresa ao provar o creme de açaí espremido na hora, servido com farinha de mandioca e açúcar.

Não dá nem para descrever a delícia que é. Açaí é encontrado em toda parte.


Açaí espremido na hora: sabor único


“Açaizeiros” são casas especializadas na fruta roxa que, por lá, é servida também com carne de sol, pirarucu, camarão e muito mais.

Quando visitei Belém fiquei encantada com a Estação das Docas, criada com a restauração do antigo porto, transformada em espaço de lazer e gastronomia , um sucesso com seus restaurantes, choperias, quiosques de artesanato e lojas de sucos, onde provei o creme de açaí espremido na hora, olhando a Baía do Guajará.




Belém tem uma gastronomia rica, com temperos típicos, com ervas desconhecidas no Sudeste, com peixes absolutamente maravilhosos. E frutas exóticas,únicas. A lembrança desses sabores de Belém estão timidamente representados aqui, nesse creme de cupuaçu, de sabor bem brasileiro. E, cada vez que faço, relembro todo o encanto de Belém.


Ingredientes

1 embalagem de polpa de cupuaçu congelada

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

Gelatina sem sabor – 1 envelope

Como fazer

Bater os ingredientes ( menos a gelatina) no liquidificador. Quando estiver homogêneo, junte a gelatina, dissolvida em água quente (conforme instruções da embalagem). Bater para incorporar. Colocar em tigela, no freezer, até tomar consistência.



#viagensparaseniors #melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #destinosideaisparamaisvelhos #70saoosnovos50 #destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viagemparamaisvelhos

#Belem #Para #açai #cupuaçu #cremedecupuçu #estaçãodasdocas

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now