CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Que tal uma Fika?

Esta tradição sueca agrada a qualquer um


Fika com kanelbullen e kardamuma bulle ou seja doce de canela e cardamomo.



Duas vezes por dia, no mínimo, os suecos param para a Fika . É a pausa do trabalho ou de atividades corriqueiras do dia para o café acompanhado por doce.


Sim, sempre café e sempre doce, para ser Fika. Mas não é qualquer doce.


Os doces da Fika são como esses aí das fotos, que lembram nossos pães doces na aparência mas diferem muito na textura ou sabor.


São feitos com massas leves, amanteigadas, adocicadas, generosos em canela, cardamomo ou amêndoas. E, pode acreditar, são mesmo muuuuito bons.


POr toda parte, a Fika

Verdadeira instituição nacional, até uma filosofia de vida, a Fika é a pausa no trabalho mas é também como amigos se encontram, a qualquer hora do dia. Quer rever uma amiga ou contar as novidades da viagem? Vamos para a Fika! E muitos restaurantes e hotéis mantém a Fika como opção para as tardes, da mesma forma como, no Reino Unido, a pausa é para o chá das quatro.


Deu água na boca?


Malmö foi meu destino na Suécia e, por lá, pude provar esses e outros doces onde amêndoas aparecem na composição dessas delícias e também do marzipã, em muitas preparações, seja na cobertura de bolos ou na forma de docinhos. Por lá, a canela é tão comum como cardamomo ou semente de papoula enriquecendo as massas doces e bolos e onde o alcaçuz – o lakrits para eles - é rei, apresentado na forma de doces, sorvete, e balas , seja na versão doce ou salgada. (aos 75 anos)

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now