© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Que tal copiar?

Atualizado: 7 de Ago de 2019

Meu pai nadava no Tietê e me lembro na minha infância, de competições de remo nos

impecavelmente limpos os canais do mar de Oresund, que cortam Malmö

rios de São Paulo. Parece mentira, não é? Mais uma vez estamos em campanha para despoluir rios de São Paulo. Desta vez é o Pinheiros, inclusive com apoio efetivo da rádio Jovem Pan e muito se fala das milhares de garrafas pet recolhidas das águas deste que poderia ser um rio cartão-postal da cidade.

Muita gente que viaja já viu experiências super bem sucedidas para a defesa do meio ambiente contra a poluição dos plásticos e de outro tipo de lixo.

Pois bem, caso nossas autoridades não saibam (duvido!) alguns países cobram pela embalagem pet e, depois, devolvem este valor ao consumidor, em dinheiro.


Esta embalagem vale 2 coroas suecas (R$ 0,80)

Tinha visto algo assim na Noruega há mais de dez anos; na Alemanha, em 2018 e agora na Dinamarca e Suécia.


Cada lata de sidra vale 1 coroa sueca (R$ 0,40) no retorno

Você compra água, refrigerante, cerveja, seja em plástico, alumínio ou vidro long neck e na nota fiscal vem o valor do vasilhame. Mas nem precisa guardar a nota porque na própria embalagem está indicado seu valor.

Você junta as embalagens e , nos supermercados, deposita tudo numa máquina disponível ao público que lê os códigos e você recebe o dinheiro de volta. Simples, não é?

E ainda quem preferir poderá imprimir um vale para descontar no valor das compras, no próprio supermercado ou ainda doar o valor para caridade.

Viajar traz muitos benefícios, inclusive o de nos colocar em contato com experiências que abrem nossos olhos para soluções inteligentes como essa.

Alô alô, autoridades: que tal implantar algo semelhante por aqui?

Pinheiros, Tietê e tantos outros rios brasileiros que viraram verdadeiras latas de lixo respirariam felizes e voltariam a ser locais de turismo e lazer para moradores e visitantes.


#riosempoluição #embalagempetiradinheiro #boaideiaparanossosrios #pluiçãodoriopinheiros #bomexemplosueco #malmo #suecia #copenhague #dinamerca #viajandodepoisdos60 #liçãodeviagem #viajandodepoisdos60 #novoriopinheiros #radiojovempan

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now