CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Pudim na bagagem

Viajar inclui conhecer novas culinárias. Na bagagem de volta, saborosas memórias e a vontade de compartilhar com a família e amigos aquelas delícias recém provadas. Aqui lembranças da Inglaterra,do Yorkshire pudding, um clássico britânico. Que de pudim não tem nada.


Paixão nacional, o Yorkshire pudding faz parte dos cardápios de poubs em todo Reino Unido

O nome engana porque de pudim, como a gente imagina, nenhuma semelhança. Confesso aqui que eu também me enganei, na primeira vez que vi os “puddings”, num pub, em Ipswich. Abri a boca de espanto porque já tinha me enganado com outro, “o Black pudding “, que é um tipo de chouriço servido no English Breakfast, o café da manhã completo, com bacon, tomate, lingüiça, cogumelos e feijão. Ah! Mas tem o Rice pudding, que é arroz doce e o Bread pudding ( pudim de pão) e o Custard pudding (pudim de caramelo) esses sim, com cara de pudim, como nós conhecemos.


Resolvida a questão da palavra e não vem ao caso aqui porque batizam tantas coisas de diferentes texturas como “pudding”, o Yorkshire pudding é um clássico da culinária britânica, que pode ser feito muito rapidamente e é um excelente quebra galho para acompanhar carnes com molho. Geralmente faz parte do cardápio de domingo.


Ninguém garante que a receita tenha sido inventada na região de Yorkshire, ( a primeira menção é de 1747) no norte da Inglaterra e isso realmente pouco importa. Em todos os rincões do pais pode-se achar o Yorkshire Pudding, especialmente nos cardápios dos pubs, servidos com stews densos,aqueles ensopados de carne cheios de molho feitos à base de cerveja preta. Aqui para nós, essa massinha assada, pode muito ser usada como complemento, acompanhando saladas ou em lanches rápidos. Você decide. A aí vai a receita.





Yorkshire pudding

Ingredientes

1 xíacara de farinha de trigo

1 xícara de leite

1 ovo

Rende 12 unidades

Bata todos os ingredientes no liquidificador para obter uma massa mole (como a de panqueca)

Coloque 1 colher (chá) de óleo nas forminhas de cup cake ( de alumínio)e leve ao fogo ( ou ao forno, se preferir) para esquentar. Quando o óleo estiver bem quente , encha cada forminha até a metade com a massa e leve para assar. O forno deve estar pré aquecido a 180 graus.

Importante: o óleo precisa estar bem quente para que a massa “frite” rapidamente quando for despejada nas forminhas.

Os Yorkshire puddings crescerão bastante. O que sobrar, pode ser congelado.


E viaje no sabor!


#viagensparaseniors #melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #destinosideaisparamaisvelhos #70saoosnovos50 #destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viagemparamaisvelhos

#yorkshirepudding #inglaterra #comidadepub

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now