© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Preparando o Natal na Tchequia

Em terra de ateus, uma festança e tanto

Advento na Praça da Cidade Velha por Martin Marak

Quem estudou em colégio de freiras , como eu, saberá , com certeza, o que é o período do Advento, que começa quatro domingos antes do Natal, em preparação para a festa do nascimento de Jesus. Não sei se as novas gerações se ligam nisso, por aqui. Porém, na República Tcheca, onde cerca de 70% da população se declara ateu ou agnóstico, o Advento é um período de muita festa popular.


Estava em Praga, alguns anos atrás, exatamente no dia em que a enorme árvore de Natal, foi acesa, na Praça da Cidade Velha. Um acontecimento e tanto, com uma multidão que não se importa com o frio, esperando pelo evento que marca também o início dos mercados de Natal que animam esta e muitas outras praças pelo país. Este ano será dia 29 de novembro, para sorte de quem estiver por lá desfrutando de toda beleza daquela incrível praça, famosa pelo relógio astronômico.


Ginger breads, imperdíveis


Na Praça da Cidade Velha ou na Praça Venceslau, também na área central de Praga, o que me impressionou foi aroma de cravo e canela que domina os mercados de Natal onde tem de tudo: comidas tradicionais como o rolo de amêndoa (trdelník), pão de mel decorado, amêndoas açucaradas, as salsichonas típicas de Praga, que mais parecem linguiças, o svařák (vinho quente), ou a bebida antiga de hidromel.


O frio não espanta ninguém


Mas tem também muito artesanato em madeira e metal, bijuterias e um montão de outras coisas.



Mas principalmente, uma enorme alegria no ar, com muita música em toda a área central da cidade, especialmente nas igrejas, que preparam programas de concertos especiais para a época. Vale a pena!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now