- Mariuccia Ancona Lopez
Por acaso, Mallorca

Na minha lista de lugares a conhecer não havia Palma de Mallorca. Visitar esta ilha espanhola do arquipélago das Baleares aconteceu porque era uma das paradas de um cruzeiro de fim de ano a bordo do Norwegian Epic. Era inverno mas o clima por lá é bem ameno e o dia lindo, ensolarado, também ajudou. E nem é preciso ler nos guias para perceber que, no verão, Mallorca fica apinhada de turistas, especialmente europeus, em busca do sol nas belas praias e beach clubs da ilha. O que não era o meu caso.
Descendo do navio negociei com um taxista passeio pela ilha por 150 Euros para duas pessoas, preço bastante conveniente- porque estávamos fora de estação -e a metade do que haviam me oferecido. Mas não são apenas as praias que encantam em Palma de Mallorca que guarda ainda os traços de romanos, mouros e cristãos que andaram por lá.
Na área principal da Palma de Mallorca, incluindo o “casco viejo”, a cidade antiga, com ruas estreitas onde mal passa um carro, fica a catedral gótica Le Seu e o palácio real La Almudaina, de onde se tem uma vista linda do mar e do porto, a cidade nova, onde está a zona de comércio.

Depois o taxista nos levou para Valldemossa, uma encantadora cidadezinha na montanha, a menos de 20 km da costa, 400 metros acima do mar o que transformou o clima, surgindo uma densa neblina e tudo mais, dando um ar ainda mais fantástico ao cenário.
O lugar é uma graça, com casas feitas todas de pedra e datada dos séculos 12 e 13, pracinhas, igrejas e jardins bem cuidados e, no caminho, uma vista linda com plantações de amendoeiras e oliveiras.

No verão, Valldemossa , que um dia foi refúgio de Frederic Chopin e sua companheira, a escritora George Sand, fica igualmente apinhada de turistas mas naquele dia estava linda e vazia, ideal para fazer fotos de cada detalhe.
Conheci profundamente Palma de Mallorca? Claro que não; mas adorei tudo que vi em cada minuto na ilha. Foi um desses lugares onde as horas de parada do navio podem significar uma bela descoberta, um”aperitivo” para o turista que, sim, poderá optar por mais dias por lá, em outra viagem.
#europaparamaduros #viajantesmaduros
#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos
#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #cruzeiromaritimo #cruzeirosenior #norwegianepic