CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Pequena notável


Tallin é surpreendente. Uma graça de lugar às margens do mar Báltico, totalmente preservada, na sua parte antiga, com ruelas estreitas e também fortalezas altíssimas de pedra, igrejas com cúpulas que lembram as construções russas. Tallin é para ser descoberta a pé e essa parte histórica fica no topo de um morro, na cidade alta e, claro, é preciso vencer as ladeiras para desfrutar de toda essa beleza.


Cafés, restaurantes e animação

Mas, pelo menos, as ladeiras tem rampas e escadas de degraus baixos com corrimão, o que ajuda muito às pernas com mais décadas “ de estrada”.

Rampas, escadas e corrimão para chegar à cidade alta


A parte alta se espalha por uma ampla esplanada e aí fica fácil caminhar e admirar a paisagem e também provar delícias como as amêndoas torradas e açucaradas com laranja vendidas em carrinhos e tirar muitas fotos porque há mil e um detalhes que merecem um clique






Era agosto, pico do verão , quando estive por lá. O clima estava quente, a cidade coalhada de turistas e, pela rua, muitos jovens tocando violino ou instrumentos de corda bem diferentes, entre cítara e violino, algo inédito para mim.



Muita música de cordas, pelas ruas


O caminho de volta, morro abaixo, é sempre mais fácil e nas vielas junto aos muros incríveis construções seculares onde funcionam bares e construções seculares como uma farmácia,por exemplo, datada de 1422, antes mesmo do descobrimento do Brasil. Há também muitas lojas de souvenirs, a maioria de peças de madeira – colheres, pratos, pulseiras, anéis -a preços bem convidativos. Os demais souvenirs ( de lã, cerâmica etc) não são baratos.




Chegando à parte baixa da capital da Estônia, o buchicho era grande com praças repletas de bares, cafés e restaurantes. Escolhemos um café do italiano mais mal humorado do planeta e provamos presunto de alce e rena, muito bom, por sinal.




Nessa parte baixa o comércio é ativo, com lojas de marcas europeias, inclusive as populares como H&M . A grande parte desses turistas (como eu mesma ) vinha dos navios atracados em Tallin, no roteiro de Báltico e voltava para o navio de tacso (táxi), a única palavra fácil de um idioma que parece o falado pela Daeneris de Game of Thrones onde, por exemplo, obrigado é Eitak e troco, Tagasi

Ah, importante: antes de entrar no taxi é preciso combinar o preço da corrida (eles se explicam em inglês) senão pode ser prejuizo à vista.


#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #cruzeirofluvial #cruzeurofluvialnaeuropa #cruzeironoreno #cruzeironodanubio #cruzeironosriosdafrança #cruzeironosena #viagemparamaisvelhos #cruzeiromaritimo #cruzeirosenior #viagemsenior

#europaparamaduros #viajantesmaduros #tallin #estonia #baltico


© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now