© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Ostras, sal e muralha em Ston

Gratas surpresas na pequenina Ston

“Você vai provar as melhores ostras da sua vida. Provavelmente as melhores ostras do mundo”, me disseram, antes de eu ir a Ston, um pequeno lugarejo medieval ao sul da Croácia, não longe de Dubrovnik (essa todo mundo já ouviu falar um dia, né?) E não era mentira, nem exagero.


Mas as ostras foram , de fato, o gran finale porque Ston com ruas estreitas e tranquilas, casas antigas de pedra, ruelas simpáticas, ainda ostenta a maior muralha de pedra da Europa (5,5 km ). Carinhosamente chamada de Muralha da China da Croácia

a Muralha de Ston




A Muralha de Ston foi erguida em meados do século 15 para proteger as salinas ( que a gente também pode visitar) dos inimigos, quando o sal valia mais do que o ouro.





Danificada por diversos terremotos,a Muralha de Ston, sim impressiona e, hoje, praticamente recuperada, permite uma caminhada panorâmica que, quem tiver pernas e fôlego, pode fazer. Eu me contentei com as fotos. E observar, de longe

As melhores ostras do mundo

Voltando às ostras: Ston, produz ostras (Ostrea Edulis), desde o século 15, quando aquela região pertencia à República de Veneza.
Uma combinação de fatores mais as águas limpissimas para produzir as melhores ostras e mariscos


A razão da fama das tais ostras vem da combinação de fatores importantes como a água limpíssima do mar Adriático, que banha a região, mais os minerais presentes na água do rio que se mistura ao mar.

Tudo isso mais as temperaturas perfeitas para que ostras e mariscos cresçam à perfeição de sabores.


E mais: as ostras de Ston (ostrea edulis) tem a fama - ou lenda- de serem um afrodisíaco natural, o que certamente ajudou a ampliar sua fama. Verdade? Sei lá ! Mas fato é que as tais ostras, que vimos ainda no mar,depois servidas no almoço, são surpreendentemente ótimas.





Provamos essas maravilhas no restaurante Vila Koruna. A comilança começou com um prato de ostras fresquíssimas, de sabor suave, delicado mas ao mesmo tempo com muita personalidade Depois vieram mariscos ao alho e óleo, camarões fritos, risoto nero, feito com a tinta das lulas, macarrão com frutos do mar. Tudo inesquecível.

#europaramaioresde60 #viajantedamelhoridade #europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #ston #croacia #croatia #ostrasdeston #muralhadeston #salinasdeston #asmelhoresostrasdomundo

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now