CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

O píer é a praia


No amplo pier de Bjärds bad, acesso ao mar rasinho e calmo


Você vai me perguntar: não tem praia de areia, na Suécia? Sim, há. Muitas, como as que conheci nesta região oeste do país chamada Skåne ou traduzindo, Scania, uma porção que “olha” para a Dinamarca da qual, por sinal, um dia, foi parte.


Bjärds bad é praia bandeira azul, com areia e muito rasa. Mas é o pier que todos preferem

Voltando às praias: diferente de nós, brasileiros, que fazemos da praia nossa sala de visitas, nosso clube, nosso passatempo de dia inteiro, suecos gostam do mar e de nadar. Mas não de passar horas e mais horas ao sol, à toa na vida, como nós.


O pier entra 500 metros mar adentro e o mar é ainda raso


Também tem o fato de muitas das praias, dessa região serem de águas rasas e muito calmas. E de águas frias, para o nosso padrão de mar.


Então famílias, jovens, crianças, mulheres e homens acima dos 60,70 vão ao mar para nadar. E aí os piers são como acessos à grande piscina de água salgada.

E mais: alí, diante de todos, cada um se enrola em uma toalha e, na fração de segundos, trocam e destrocam de roupa sem mostrar um centímetro sequer de sua intimidade.


Da praia de Sibbarp, a visão próxima da ponte Oresund que liga Malmö a Copenhague

Nos piers também tem gente que fica ao sol, se bronzeando. E com a vantagem adicional de que, por aqui, o sol do meio dia ou das duas da tarde, em pleno verão, não “pica” a pele, não arde como nos trópicos.


Restaurante, conforto extra no pier de Bjärds bad

Há piers que são apenas como pontes de acesso ao mar, sempre com escadinha de acesso à água. E outros mais completos, com área ampla, pequenos nichos para guardar a roupas, ganchos para pendurar a mochila, toalha etc e até restaurante.


E, em alguns,também sauna. Importante: na sauna é obrigatório estar nu. E depois de suar bastante, chimbum! no mar como chegou ao mundo.



Embora tenha areia branca e fofa, a praia de Ystad strand também tem pier concorrido


Há uma série de piers ao longo de Ribergsborg, a praia urbana de Malmö


Na área central de Malmö, Ribergsborg, seu pier e sua sauna

Importante: todas as praias tem infra estrutura com água potável para beber e banheiros públicos grátis, além de quiosques que vendem sorvetes e algumas comidinhas, especialmente cachorro-quente, uma mania nacional.

Posts recentes

Ver tudo

Sabor real