CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

O pão nosso de cada viagem



Na bicicleta, espetados numa vareta, os pães grandões e redondos, eram oferecidos no Tiergarten, numa ensolarada manhã de domingo, em Berlim. Difícil resistir! Assim como a tantos outros pães , de diferentes formatos e texturas presentes em países de diferentes culturas, em todo o mundo.


Conhece alguém que não goste de pão?


Das primeiras tentativas de produzir este que é o sínônimo de alimento -dizem que 12 mil anos atrás, na Babilonia, aperfeiçoado com fermentação, no Egito, há quatro mil anos - até os dias de hoje, muita coisa mudou mas não a presença do pão, seja onde for. E, apesar do mundo globalizado, cada lugar deste nosso planeta guarda características próprias do seu pão, Felizmente.


De farinha branca ou integral, crocantes, cascudos, com fermentação natural ou sem fermento, macios, dourados, combinados com aveia, centeio e salpicados por sementes. Ou até mesmo doces. Gosto de todos!


E hoje minhas lembranças de viagem estão representadas por alguns pães que provei andando pelo mundo.

E uma pequena amostra está aqui

O simpático padeiro, na feirinha, em Dublin, oferece, com orgulho, sua produção artesanal, uma amostra de vários tipos, incluindo o soda bread, um pão massudo, típico da Irlanda e indispensável, com manteiga, para acompanhar sopas.



E nada mais Escandinavo do que este pão integral, cheio de sementes e grãos que acompanhou salmão defumado, num lanche no quarto do hotel, em Copenhagen


Montado em sua moto o jovem libanês vendia seus pães sem fermentação, em

Beirute onde o tradicional "pão boina", como nós chamamos, tem sabor inesquecível e acompanha toda refeição.



Quase um pão, o pretzel, popular em toda Europa Central, aparece também nos carrinhos de ambulantes, em Cracóvia,Polônia. Simples, coberto com sementes de papoula ou salpicado de sal grosso.

Na versão doce, macios e cremosos, os libaneses ao centro junto com versões suecas. Esse menorzinho para acompanhar o café, na fika, a parada praticamente obrigatória às 10h30 e às 15 hs, diariamente.

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now