© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

O Menino Agachado que me fez pensar


Menino Agachado, de Michelangelo bem pertinho do público


Não dá para conferir, com certeza, mas reza a lenda que a escultura Menino Agachado, de Michelangelo, foi resultado de um desafio ao gênio da Renascença. Seria ele capaz de esculpir um corpo masculino por inteiro num bloco de mármore com 54 centímetros de altura?


O resultado do tal desafio está disponível aos olhos dos visitantes no Museu Hermitage, em São Petersburgo.

Em 54 cm de mármore, uma figura humana completa

O Menino Agachado foi criado provavelmente entre 1530 -1534, com fortes pernas musculosas, o arco tenso das costas curvadas, seguindo a mesma expressão de força do famoso David que o mestre criou em sua juventude. Desde 1851 o Menino Agachado é uma das incontáveis obras de arte do Hermitage, o museu nascido da vontade de Catarina a Grande, ter sua galeria de arte própria.


Hermitage, uma visita necessária, em SãoPetersburgo

Destaco hoje esse aspecto para refletir sobre as muitas satisfações que vem como consequência de uma viagem.

Visitei o Hermitage durante os dois dias em que o Norwegian Getaway ficou em São Petersburgo, escala do cruzeiro no Báltico. Havia lido sobre o museu, suas incontáveis riquezas colecionadas por Catarina, a Grande e que é realmente imperdível.

Mas naquela sala cheia de turistas tive um pensamento filosófico ao me deparar com essa escultura.

Mais do que admirar a obra de Michelangelo fiquei pensando em como, de um olhar menos convencional, pode surgir a solução de um problema.

Do bloco quadrado com pouco mais de meio metro emergiu uma figura humana completa. Coisa de gênio? Sim!

Mas o pensamento aberto ao novo e ao não convencional é uma atitude que vale para todas as circunstâncias humanas.


Fugindo da filosofia, recomendo que, quem estiver num cruzeiro, escolha sempre a opção do tour para até 15 pessoas. É um pouco mais caro mas vale a pena. Grupos menores deslocam-se com mais facilidade e, especialmente nas visitas a museus é bem mais ágil e produtivo, especialmente no verão russo quando a cidade fica abarrotada de turistas.


#viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #cruzeironobaltico #saopetersburgo #hermitage #meninoagachadomichelangelo #norwegiangetaway

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now