© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

No Reichtag, em Berlim





Bem pertinho do Portão de Brandenburgo, o mais conhecido cartão postal de Berlim, fica o o Reichtag um edifício icônico onde funciona o Parlamento Alemão, (Bundestag), e que merece ser visitado por diferentes motivos. É lá que funciona o Poder Legislativo do mais poderoso país da Europa, no mesmo local onde, em 1894 o então Kaiser Guilherme inaugurou o edifício original onde o destaque era uma cúpula de aço e vidro, uma técnica avançada para a época. Mas a História mudou, o Kaiser renunciou e a República foi proclamada da sacada do Reichstag e, em 1933, o edifício foi incendiado, Hitler se aproveitou do evento e cerceou direitos políticos e o resto da História nós já sabemos.





Pois toda a história do Reichtag pode ser conhecida durante a visita à nova cúpula , bem diferente da primeira mas também ousada obra arquitetônica do inglês Norman Foster em aço e vidro, inaugurada em 1999. E visitar o mais importante edifício da Alemanha não custa nada, bastando se inscrever online




Na bela cúpula de vidro, o resumo da História política da Alemanha





Berlim, vista do terraço da cúpula

A recomendação é chegar 15 minutos antes do horário agendado . Conferido seu nome ( é preciso levar o passaporte), o grupo aguarda alguns minutos antes de ser conduzido até o edifício principal com a imponente fachada de pedra onde está gravado , acima do pórtico "Dem deutschen Volke" - "Ao povo Alemão".

Tudo é excepcionalmente bem organizado – como é fácil imaginar, sendo a Alemanha – e o grupo é levado diretamente ao elevador à base da cúpula, um espaço amplo onde uma linha do tempo circular , ilustrada com fotos dos diferentes períodos, mostra a história política da Alemanha de forma bastante simplificada e fácil de entender. A sequência da visita é subir rampas suaves até chegar ao terraço da cúpula de onde se avista Berlim em 360 graus.






Além da beleza da cúpula o que mais me impressionou foi a simplicidade da do visitação pública ao Reichtag que conheci num domingo mas que pode ser feita diariamente, das 8hs às 24hs e é grátis, mesmo em dias que o Parlamento está funcionando A cúpula e o terraço fecham apenas dia 24 de dezembro e no dia 31 de dezembro a partir das 16 hs.

Para visitar a cúpula basta se inscrever no link do site oficial : https://www.bundestag.de/en/visittheBundestag

Mas se você não reservou online ainda assim poderá visitar a cúpula, bastando se registrar no Visitors Service, próximo ao Reichstag Building, no lado sul da rua Scheidemannstraße. Se ainda houver lugares disponíveis, você receberá entrar mas é preciso que a autorização seja emitida no mínimo duas horas antes da hora da sua visita. E aqui vale uma nota: fui ao Reichtag na hora certa, mas com um dia de atraso, um engano que poderia ter sido fatal na minha viagem; mas a simpatia do atendente, na área da recepção foi incrível e , porque ainda havia lugar, nos deixou entrar.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now