CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Nerudova, a rua do escritor na rota do Menino Jesus de Praga


É tanta coisa para ser vista em Praga que uma visita à cidade não pode durar menos do que três dias completos. Aqui,uma das muitas possibilidades de caminhadas pela capital tcheca.




Uma das mais pitorescas ruas do centro histórico de Praga é a Nerudova, que liga o Castelo de Praga, em curvas sinuosas, ao bairro de Malá Strana, exatamente onde nasceu e morreu o escritor tcheco Jan Neruda (1834-1891), autor, entre outros, do livro “Contos de Malá Strana”. Portanto, nada a ver com o outro escritor , o chileno Pablo Neruda,(1904-1973) que quase um século depois adotou o pseudônimo (ele era Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto) exatamente em homenagem ao escritor tcheco. Daí, muitas vezes, turistas ficam cismados ( como eu mesma, da primeira vez ) com o nome da rua.


Malá Strana, o bairro de Jan Neruda, visto do alto


Escritores à parte, a Nerudova é itinerário praticamente obrigatória numa caminhada por Praga. Há várias rotas bem legais pela cidade que irei sugerindo aos poucos.





No caso da Nerudova o melhor itinerário a fazer é ir descendo a rua depois de visitar o Castelo de Praga. E sempre com calçados confortáveis e que permitam andar com firmeza por rua de paralelepípedos, que tem corrimão em algumas partes sa ladeira, e também vários degraus. Mas nada impossível mesmo para pernas “da melhor idade”.

Artesanato típico na Nerudova

Na rua Nerudova está uma das melhores amostras de como era a vida no Reino Tcheco, com casinhas típicas , de vários andares que ao invés de números ( introduzidos mais tarde pela imperatriz Maria Tereza), mostram desenhos sobre suas portas, que identificavam cada uma das moradias. Tem a casa do Carneiro Vermelho, do Leão Dourado, do Cisne Branco, da Águia Dourada e muitas mais. Essas habitações com mais de 700 anos hoje abrigam lojas, centros de artesanato, cafés e restaurantes muito movimentados. E alí vale a pena tudo: olhar as casas de arquitetura típica e também o comércio.






Rampa com corrimão facilita a descida da rua Nerudova


Depois de descer toda a Nerudova bastará andar por Malá Strana, já na parte plana, seguindo a linha do bonde para chegar à rua Karmelitská 9 onde fica a igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, que abriga a imagem venerada do Menino Jesus de Praga.


Menino Jesus de Praga


A igreja fica aberta para orações diariamente até as 19 hs . Em anexo estão expostas algumas dezenas de roupinhas do Menino Jesus ( trocadas na imagem durante o ano) decoradas com pérolas, ouro, brilhantes, algumas vieram até da China ou do Vietnã e tem ainda uma roupinha bordada pelas próprias mãos da imperatriz Maria Teresa. Aberto nos dias úteis das 9h30 às 17h30.


#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #soebemacompanhada #conexõesaereas #temponecessárioparaconexãoaérea #dicasparaquemviajadeavião #quantotempoprecisoparaconexãoaérea #60saoosnovos40 #70saoosnovos50 #prga #nerudova #castelodepraga #republicatcheca #tchequia #neruda

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now