CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Nas praias do Soldado Ryan

Gold Beach, em Arromanches, onde os britânicos desembarcaram no Dia D. Difícil imaginar que foi cenário de batalhas sangrentas

Muitas cerimônias marcaram os 80 anos do início da Segunda Guerra Mundial, no dia 1º de setembro. E isso me lembrou de uma viagem à Normandia onde aconteceu o chamado Dia D, 6 de junho de 1944 que marcou o início do fim de guerra.

Não vou aqui contar a história dessa complicadíssima ação militar que levou britânicos, americanos e canadenses às praias da Normandia, iniciando a reconquista do continente europeu ocupado pelos nazistas.



No mural, a mensagem

Muitos livros e filmes trataram dessa operação militar inclusive o premiado Resgate do Soldado Ryan, um filme de Steven Spielberg de 1998 que começa exatamente com o dramático e sangrento desembarque dos soldados americanos na Normandia.


O que tudo isso tem a ver com viagens?

Porque essas cinco praias- Utah,Omaha,Gold, Juno e Sword Beaches, à beira do Canal da Mancha, são importantes destinos de turistas, especialmente daqueles com mais de 70 anos e em sua maioria norte-americanos.


Minha visita à Normandia (parte de cruzeiro no Avalon Tapestry II

pelo rio Sena) incluiu Bayeux, a primeira grande cidade retomada pelos aliados e Arromanches um simpático e pacífico lugar onde fica a Gold Beach, tomada pelos britânicos no Dia D.



Bandeiras britânicas permanecem hasteadas em Gold Beach


Passados 75 anos a região ainda lembra esses dias de horror mas agora de forma suave, em murais ,com bandeiras britânicas ainda hasteadas e souvenirs relativos à ocupação.



Depois de ler tanto sobre a Guerra e em especial sobre este episódio, é muito bom estar em paz nesta bonita, pacífica e agradável Arromanches onde a hospitalidade francesa se faz presente e a gastronomia normanda oferece delícias típicas da região como as Moulles, os mariscos em caldo cremoso acompanhado de batatas fritas, doces imperdíveis, o queijo Camembert, patrimônio da região assim como os Calvados, a aguardente da Normandia, feita com maçã.


E como diz a figura no mural: please no more war





© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now