© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

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  • Mariuccia Ancona Lopez

Nas nuvens




Quando você faz viagens aéreas de longa duração sente fome na hora errada ? cansaço, sonolência ou insônia, irritabilidade, dor de cabeça? Esses são alguns dos sintomas do jet lag, a “descompensação horária” ou, em termos médicos, dissincronose.



Quando a gente viaja entre vários fusos horários, o tempo do seu relógio biológico não é igual ao do local de destino. Os períodos de vigília e de repouso, assim como a regulação hormonal, deixam de corresponder ao ciclo dia-noite do ambiente original.




Mas isso só acontece de leste a oeste ou vice versa. Nunca entre norte e sul. Portanto, se você vai do Brasil a Miami, sem problema. Chegará novinha em folha para ir direto às compras. Já se o destino for a Europa, com quatro ou mais horas de diferença os efeitos do jet lag podem aparecer com mais ou menos força. Isso porque tudo depende da pessoa. E também da idade. Pesquisas feitas pelo site Skyscanners mostram que 63% dos entrevistados com mais de 45 anos disseram nunca sentir qualquer efeito de jet lag.



Não dá para anular o relógio biológico mas dá para enganar um pouquinho o sistema. E começar a aproveitar imediatamente as férias. Como?

Durante o vôo beba muita água. E evite bebidas alcoólicas que aumentam o cansaço e podem causar desidratação. O mesmo vale para o café.


Procure se exercitar durante o voo fazendo pequenas caminhadas. Sim, eu sei que é complicado, especialmente na classe turista, mas é necessário.


Chegando ao destino , alimente-se de acordo com a hora local: café da manhã, almoço e jantar devem ser feitos de acordo com o novo fuso horário, mesmo que seu apetite diga diferente



Ainda que você esteja com muito sono, se chegar pela manhã- na ida ou na volta – procure ficar ativa e só durma quando escurecer. Seu corpo “entenderá” que é o horário do sono e se ajustará mais rapidamente .

Mas se você é do tipo que não aguenta e quer mesmo ir para cama quando chega, então procure comprar passagem aérea para voos diurnos que chegam ao destino bem a tempo do seu sono. Seu corpo agradece.


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