CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Na terra do Kardemumma

Hoje só quero falar de um ingrediente da culinária sueca, por aqui chamado de #Kardemumma. Adivinharam? Isso mesmo, o #cardamomo que, confesso, não esperava que fosse tão popular por aqui.

Lyxkaka, ou," doce luxo" combina cardamomo na massa suave com recheio de marsipã e geleia de bluberries mais amêndoas e açucar glaçado






Essa especiaria indiana na origem, exportada para a Europa pela primeira vez em 1200 e ainda pouco usada por nós, no Brasil, é extremamente popular na Suécia.

E nas receitas mais triviais, no dia a dia. Como em pães, doces e até para finalizar o capuccino, no lugar da tradicional canela.




Capuccino finalizado com cardamomo em pó


Mas também em datas especiais como na Páscoa, quando não pode faltar na mesa das famílias suecas o Semla, um pão de cardamomo, recheado de marzipã e chantilly.



Esse pão, comprado congelado, no supermercado, transforma-se, no forno, numa iguaria única


No dia a dia tem pão tipo broa, desses populares vendidos nos supermercados assim como doces mais elaborados, como roscas recheadas de frutas e marzipã mas com o cardamomo como ingrediente da massa. E tem ainda torradas com cardamomo




Torradas perfumadas com o especiaria


Pães populares também levam cardamomo na massa


E pães onde a presença do cardamomo em grãos moídos grossos oferece um perfume todo especial além de um sabor único.


Que tal?

Posts recentes

Ver tudo

Sabor real