CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Na fronteira do Brexit

Até que tudo se resolva com o Brexit, as duas Irlandas, a República, ao sul e a Irlanda do Norte vivem em completa integração. Não há barreira alfandegária nem posto de fronteira. Por enquanto, é tudo Europa....Vamos ver como fica depois da data final do tal "divórcio"



Então, se você está em Dublin é muito fácil chegar a Belfast, seja de trem ou de ônibus, num percurso de mais ou menos duas horas.



Titanic Museum, uma experiência especial em Belfast


Belfast pode ser visitada num bate-e-volta de Dublin . O que ver? Uma caminhada pelo centro comercial, plano, com edifícios bem britânicos, bom comércio e, imperdível, a visita aos murais com grafites e pinturas relativas aos anos de luta entre católicos e protestantes assim como ao muro que separava as duas partes da cidade.










Quem tem mais de 65 anos deve se lembrar muito bem do que eles chamam de “troubles”,nos anos de 1970, que custou muitas vidas, eternizados nesses murais.


O centro comercial de Belfast é plano e fácil de caminhar

Outro passeio bem legal em Belfast é ao Titanic Museum, uma atração especial na cidade. O edifício futurista lembra a quilha de um navio e fica onde antes funcionavam os estaleiros onde o próprio Titanic foi construído.


Alí a gente entende como era a cidade no início do século 20,uma potência na indústria naval, conhece as pessoas responsáveis pela construção do navio, os tipos humanos que alí trabalhavam e viviam, como foi concebido e construído este famoso navio, e também detalhes de seu trágico final. Tudo em muitas salas interativas. O Museu é bastante confortável para se visitar e tem restaurante e, naturalmente, lojinha, onde são vendidos não apenas souvenirs mas roupas , brinquedos e objetos para casa. Tudo com preços em Libra. Afinal, alí é Reino Unido. Preço do ingresso £ 15,50 para seniors, de segunda a sexta .Sábado e domingo £19.




Para um dia só em Belfast o melhor mesmo é pegar um ônibus hop-on-hop off ( £ 10,50 comprando online) que tem dezenas de paradas em diferentes locais de Belfast, inclusive no Museu do Titanic e nos vários murais, seja no bairro habitado por irlandeses britânicos ou irlandeses da República. Aliás, é muito fácil identificar os segundos pelas bandeiras tricolores presentes em janelas das casas e nos prédios comerciais e pelo gaélico falado entre eles.

Embora muito pequena (14.130 km² ) a Irlanda do Norte tem outros encantos a conhecer e, hoje em dia, para os fãs de Game of Thrones, os cenários de Winterfell, Ilhas de Ferro e Kingsroad , sem esquecer do Giants Causeway (desse eu falo depois) Mas aí será preciso se hospedar pelo menos por uma noite na Irlanda do Norte.


#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #belfast #irlandadonorte #brexit #titanicmuseum

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now