- Mariuccia Ancona Lopez
Na casa de Ricardo Coração de Leão

Foi nos meus 18 anos quando estive pela primeira vez num castelo desses imaginados na infância, com ameias, fosso e ponte levadiça. Era um tour pelo Vale do Loire e seus incrivelmente lindos castelos: Chambord, Amboise, Angers, Blois, Chenonceau.. Depois desse meu primeiro impacto com sonhos românticos tive a sorte de visitar outros tantos castelos e palácios em diferentes países da Europa.

E vários deles em ruinas mas com histórias fantásticas. Como o Chateau Gailliard, na Normandia a 40 km de Rouen .

Do castelo propriamente dito, situado 90 metros acima de Les Andelys, olhando o rio Sena, com localização estratégica, restaram algumas torres , poucas paredes mas ainda assim, mostra sua magnitude.
O passeio ao Chateau Guilliard - parte de cruzeiro no rio Sena, de Paris à Normandia -construído por Ricardo Coração de Leão que era simultaneamente Rei da Inglaterra e Duque da Normandia e que promoveu a construção do castelo em apenas 2 anos.
Isso mesmo. Começou em 1196 e já estava pronto em 1198. Totalmente de pedra, com torres, proteção circular e tudo mais, num tempo em que a engenharia não contava com os recursos de hoje.

Dos incontáveis prazeres que uma viagem pode proporcionar está também a proximidade com a história que cada lugar, cada cenário é capaz de nos oferecer.

A gente vai ficando íntima de personagens que até então estavam apenas nos livros mas que voltam a viver conosco, que surgem como gente de carne e osso . Como Ricardo Coração de Leão que aparece também em Dürnstein, na Austria, prisioneiro que foi no castelo, hoje também em ruínas, quando retornava das cruzadas. E que foi salvo por seu fiel escudeiro o francês Blondel. E cada um pense o que quiser da amizade deles, lembra o guia
Importante: visitar o Chateau Guillard exige caminhada com algumas rampas por isso é bom usar um calçado confortável e que não escorregue. Nosso guia foi super gentil e nos levou e buscou praticamente até a porta do castelo. Mas é bom saber que nem sempre é oferecida esta facilidade.(aos 73 anos)