CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Mickey é Viking




O susto foi grande ao ver, no Museu Histórico de Lund esta figura. Mickey Mouse? Nada disso. A figura em metal estava na vitrine do museu dedicada a joias e adornos produzidos na Idade do Ferro nesta região outrora habitada por Vikings. Estamos falando do Ano 100 DC, portanto, mais de 1900 anos atrás.




O tal do #Mickey, que por tudo parece ter sido copiado por #Disney, dizem que deveria representar a cabeça de um leão. Mas alguém enxerga um leão aí?

Seu uso? Uma espécie de alfinete ou fivela para prender lenços no pescoço dessa gente que vivia em Uppåkra, uma cidade próspera na Idade do Ferro .E que ainda existe.

Resolvi então visitar Uppåkra, (fala-se Up Okra )que- diziam – é o maior assentamento desse período na Escandinávia. Meia hora de ônibus depois descemos no meio do nada e, seguindo as instruções do Google, andamos por mais meia hora, ainda no meio do nada para chegar ao centro arqueológico onde encontraram o tal Mickey e muitos outros artefatos da época viking. Bandeirolas com ilustração do personagem indicavam que era alí mesmo.




Para resumir a história: tudo que havia para ser visto eram campos onde estavam fincados quadros informando que alí, outrora, havia um assentamento ou que, olhando um morrete, teria sido área funerária ou que, diante dos seus olhos que viam só campo, haviam sido extraídas preciosidades.



Sim, peças raras que estão no Museu de Lund. Para fazer justiça ao lugar, alí de fato existe uma escola de arqueologia que, no momento estava desativada assim como as escavações.



O melhor de tudo em Uppåkra foi seu café e a simpatia das pessoas que serviram nosso belo capuccino com pão de canela. Voltamos rindo muito desse “mico” de viagem que vez por outra acontece e felizes porque, no museu já tínhamos visto as preciosidades.

Posts recentes

Ver tudo