CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Lembrando os sabores de Split

Por enquanto, o jeito é viajar nos sabores


O lugar é tão charmoso que o imperador Diocleciano, no século 4 decidiu que Split era o lugar perfeito para sua aposentadoria. Sim, diferentemente de tantos outros imperadores romanos, este não foi assassinado nem deposto em uma conspiração.

Alí, na bela costa croata, diante do mar azul profundo e transparente Diocleciano construiu um magnífico palácio para os dias de sua velhice. Viveu belo e faceiro até os 74 anos, se deliciando com os peixes e frutos do mar da região. O que foi seu palácio acabou sendo ocupado após sua morte (e a decadência do Império) e ali se estabeleceu gente da região.




Uma casa aqui outra ali e aquela vastidão de espaço, com muralhas muito fortes e portas de acesso acabou virando uma cidade murada, que hoje ainda tem seus moradores e mais: hoteis, lojas, restaurantes, boutiques, bares, uma catedral e tudo mais que uma cidade requer.

Arcos e portas ainda denunciam a existência do antigo palácio que ainda tem, no subsolo, salas preservadas como nos tempos do imperador assim como colunas e esfinges trazidas do Egito.

Na beira do mar, um grande boulevard, a Riva, é ponto de encontro de croatas e turistas nos muitos bares e cafés onde são servidos doces para tirar qualquer um do regime.







Riva, o ponto de encontro à beira mar

Na culinária paladar italiano predomina Aliás, Split é ponto de partida de barcos para as ilhas próximas e também de ferry boats que ligam o país a Ancona, na Itália.

Mas Split tem suas originalidades. Como o Dulce Apiperata, um biscoito citado no Primeiro Livro de Culinária de Apicius, do século 1, que é vendido, hoje em dia, na cidade.

A versão abaixo é uma releitura, em homenagem a Split

Biscoitos de Pimenta

Ingredientes:

450 g de farinha de trigo

180 g de manteiga gelada

3 gemas de ovo

1 ovo inteiro

150 g de açúcar

150 g de nozes bem picadas

2 colheres de mel

1 colher e meia (sopa) de canela

4 colheres (chá)de cravo moído

1 colher (chá) de noz moscada ralada

1 colher( sobremesa) de pimenta do reino

Preparo: Pré aqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha e misture com a manteiga até formar uma farofa. Adicione o açúcar e as nozes picadas e então todos os outros ingredientes. Amasse a mistura com a mão por 10 minutos e então enrole a massa com filme de PVC. Deixe no congelador por pelo menos uma hora.

Abra a massa para ficar com 7 mm de espessura, cortando depois os biscoitos. Asse por 15 minutos. Os biscoitos estarão prontos quando as bordas estiverem marrom-dourado.

Para decorar: Misture bem 250 g de açúcar, 2 colheres de sopa de suco de limão, uma clara de ovo. Decore como preferir.


#split #croacia #biscoitodepimenta #biscoito

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now