CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Koloni, a surpresa da vez em Malmö

Atualizado: Ago 5

Imagine caminhar por ruas de um bairro com apartamentos, escolas, lojas, bem perto do centro comercial da cidade e dar de cara com uma área onde casinhas de madeira, coloridas, que mais parecem de bonecas e cada uma delas com sua horta, árvores frutíferas e espaço de lazer ao ar livre.

Pois assim são as Kolonis, áreas dedicadas ao contato com a natureza, especialmente utilizadas por quem vive em apartamentos.




E aí você me pergunta: por que essa gente não opta por uma casa de campo de verdade? Porque essas Kolonis ficam muitas vezes a minutos de bike do apartamento onde vivem seus proprietários que podem, especialmente nos meses de verão, quando a luz do dia chega até as 22 hs, aproveitar essa forma de “vida no campo”, todos os dias da semana.



A idéia remonta a 1906 quando Anna Lindhagen, uma mulher bem à frente de seu tempo, enfermeira, política, defensora do voto feminino, entre tantas boas idéias como ser a primeira a propor assistência social a viúvas e órfãos pensou na necessidade da vida ao ar para quem trabalhava nas recém formadas indústrias, sugeriu esta solução, chamada Koloniträdgorden.




A idéia de espalhou e hoje existem inúmeras Kolonis por todo o país. Conheci duas em Malmö e, em uma delas até colhi blackcurrent de um arbusto carregado da fruta assim como framboesas e morangos.

E essa koloni, um verdadeiro oásis, fica bem próxima de uma estação de trem mas, uma vez lá, parece que você está numa chácara fora da cidade.


A necessidade da proximidade com a natureza é quase um sinônimo para vida sueca. Que os suecos são andarilhos conhecidos, visitam bosques e florestas com extraordinária frequência e lá colhem cogumelos e morangos silvestres e que são ciclistas desde criancinhas, eu já sabia. Mas não esperava ter esta surpresa. Mais um aprendizado decorrente de uma viagem que soma a tantos prazeres a possibilidade de aprender sobre um povo, seu modo de viver, seus hábitos e valores.

Posts recentes

Ver tudo

Sabor real