CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Joe Biden, Jane Fonda, Fernanda Montenegro, Regina Helena e você




Aos 78 anos Joe Biden é o presidente eleito dos Estados Unidos, fato que espanta alguns. Não a mim. Aos 83 anos Jane Fonda- sempre lindíssima- continua a mesma ativista de direitos humanos como sempre foi e Fernanda Montenegro, do alto de seus 90 anos, segue trabalhando e encantando a todas nós como a atriz impecável que sempre foi e como a pessoa invejavelmente lúcida que é. Alguém teria coragem de usar o adjetivo velha ao se referir alguma dessas pessoas?


E, assim como esses exemplos, existem muitos outros mais. Bem aí pertinho de você, posso apostar! Envelhecer cronologicamente não implica em caducar. E aqui não falo do sentido popular que é entendido como ficar resmungão, mentalmente perturbado. Falo do sentido de tornar-se obsoleto, de não acompanhar o andamento da vida, as mudanças da sociedade.


Na geração que já passou dos 70 conheço uma porção de “gente jovem”. Mulheres maravilhosas que foram jovens batalhadoras por seus direitos civis. Mulheres que heroicamente abriram o caminho profissional para as gerações futuras. Que souberam se impor nas muitas profissões antes somente acessíveis aos homens. Que precisaram vencer o machismo que exigia autorização do pai ou do marido até para trabalhar.


Falo disso tudo nesse espaço dedicado basicamente às viagens porque essa geração de mulheres corajosas também lutou pelo direito de desbravar o mundo, de viajar por conta própria aos mais distantes rincões do planeta. Sem precisar da autorização de homem algum.


Então, quantas dessas mulheres você conhece? Entre tantas que reconheço apenas com um breve olhar na agenda, quero hoje homenagear Regina Helena Paiva Ramos, às vésperas de completar 90 anos, um símbolo de tudo isso que falei.! Esta minha amiga há mais de 40 anos é tão ativa como Jane Fonda, tão criativa e ligada às artes como Fernanda Montenegro, uma incansável escritora, ativista política, defensora dos direitos humanos, da lealdade aos princípios e de tanto mais.

E no quesito viagem ela não é diferente. Seu passaporte é prodigamente carimbado, sem falar das andanças pelo País. E só mesmo um fator da gravidade desta pandemia para interromper seus projetos de viagem, um cruzeiro pelo rio Danúbio, que faríamos, juntas, neste ano.


Assim, no final de um ano que já vai tarde, convido você a brindar à eterna juventude de alma daquela Jane, Fernanda ou Regina que, certamente você conhece. E que pode até mesmo ser você!


Feliz Ano Novo !





© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now