CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Idade de viajar,apesar de tudo

Lidar com as limitações mas nunca limitar a vida


Para todas nós existe um dia em que você “descobre” a velhice, toma consciência de que já faz parte deste universo que parecia tão distante. Para mim, foi o dia em que eu não consegui subir na cadeira da cozinha, como sempre fazia para alcançar prateleiras mais altas.

Ameacei ficar deprimida mas parei e pensei: Para isso existem as escadinhas, não é? E desde então é assim que tenho feito. Conto isso porque qualquer pequeno detalhe pode ser o gatilho de uma sensação de impotência, de que a partir desse dia dependo dos outros, não tenho mais autonomia. O que não é verdade.

Continuo ativa, animada e sempre pronta a viajar sabendo que vou precisar escolher os roteiros levando em conta, por exemplo, que degraus tão altos como uma cadeira só poderão ser vencidos com ajuda. Algumas vans, dessas muito usadas para fazer transfers de turistas são assim mas há quase sempre uma banquetinha auxiliar, uma espécie de degrau menor para ajudar. E se não houver, a gente pede.

As limitações sim, acontecem e já falei disso em outras publicações, aqui mesmo ( veja em Dicas) mas há sempre uma saída.

E, também existem cuidados prévios necessários. Por exemplo, atividade física regular, incluindo musculação. Geralmente o ponto fraco de quem já passou dos 70 são os joelhos e pernas. Exercícios regulares bem feitos tornam nossos músculos mais resistentes, os joelhos mais firmes e o passo mais largo. Como consequência, maior resistência para andar e muito menor possibilidade de quedas.

Faço aulas de ginástica funcional duas vezes por semana e posso constatar por minha própria experiência a maior resistência às longas caminhadas nos aeroportos ou nos passeios.


Preparo físico ótimo para o dia-a-dia e melhor ainda para as viagens


Mesmo assim, às vezes o joelho dói? Então não se esqueça de conversar com seu médico antes de uma viagem. Ele saberá lhe orientar sobre o que fazer e o que tomar quando precisar, durante suas férias. E escolha um bom seguro-viagem. Assim você estará protegida e despreocupada para aproveitar os passeios.


E vamos lá porque o pior que pode acontecer a você é ficar enfurnada em casa, com medo de viver esses anos de liberdade que você tem pela frente.


#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now