© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Encontro com Beethoven

No complexo do Castelo de Praga, o Palácio Lobkowicz é uma atração imperdível


As celebrações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, neste ano de 2020 que apenas começa, trazem de volta a alegre e emocionante memória de minha visita ao Palácio Lobkowicz, uma das muitas maravilhas do Castelo de Praga.


A caligrafia do gênio, alí na sua frente



Mas o que isso tem a ver com Beethoven? É que a rica família Lobkowicz, além de colecionadora de inúmeras obras de arte era também patrocinadora de músicos e alí, na Sala de Música do Palácio pude ver de pertinho os originais de Sinfonia Eroica de Beethoven, na caligrafia do gênio da música, dedicada ao 7º Príncipe Lobkowicz.

Mas não é só: a coleção ainda inclui de Handel, Mozart, Haydn e, de Beethoven, a terceira (Eroica), quarta e quinta sinfonias além da re-orquestração do Messias de Handel. escrita à mão por Mozart. E inúmeros instrumentos musicais.








Confesso que fiquei extremamente emocionada. E agradecida a essa família que proporcionou condições de trabalho a tantos músicos, incluindo Beethoven.

O Arquivo de Música da Coleção Lobkowicz possui mais de 5.000 itens. Originalmente alojado na Biblioteca Lobkowicz, na sede principal da família , todo o arquivo foi confiscado, primeiro pelos nazistas em 1941 e novamente pelo regime comunista, que o enviou ao Museu de Música Tcheca. Em outubro de 1998, o Arquivo Musical foi devolvido à família em sua totalidade, agora está sob os cuidados da Fundação Roudnice-Lobkowicz.


Messias, de Hendel, na adaptação de Mozart


O palácio entrou na família Lobkowicz através do casamento de Polyxena com Zdeněk Vojtěch, 1º príncipe Lobkowicz (1568-1628). Portanto, imaginem quantas histórias aquelas paredes guardam. E inúmeras obras de arte, tanto em pintura como arte decorativa, além das preciosidades musicais. O palácio Lobkowicz é um passeio que enfaticamente recomendo na capital tcheca. Mesmo porque fica no Castelo de Praga, que já é imperdível.

Além da visita ainda é possível assistir aos concertos do meio dia que acontecem regularmente.

O Palácio Lobkowicz abre diariamente das 10 hs às 18 hs. Ingressos podem ser comprados online (https://www.lobkowicz.cz/lp-tickets) e custam CZK 295 para adultos e CZK 220 para estudantes e seniors e o valor inclui áudio guia em 9 idiomas (inglês, espanhol, italiano e outros, mas não em português) e 10% de desconto no Lobkowicz Palace Café. Combo de ingresso mais concerto custa  CZK 590 (adultos) e CZK 530 (seniors)


#Castelodepraga #palaciolobkowicz #manuscritosinfoniaeroica #principelobkowicz #250anosdebeethoven

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now