CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Em Londres,o chá das cinco que é às quatro

Uma experiência a ser vivida, no Reino Unido


Não há livro ou filme que retrate a Inglaterra e que não mostre alguém tomando ou oferecendo chá. Mais do que uma bebida quente, o chá é uma verdadeira instituição , no Reino Unido. Está alegre? Que tal um chá? Está aborrecido? Vamos tomar um chá . O chá (cup o' tea, para eles) reconforta, inicia uma conversa ajuda a pensar, a relaxar. E sempre servido com leite. Sim, porque se você não mencionar que quer sem leite, sempre haverá o leite para ser misturado ao seu chá. E o famoso chá da tarde, então? Aquele que a gente chama chá das cinco e é, na verdade servido às quatro horas.


Quantas vezes você viu cenas na terra da Rainha Elizabeth com alguém tomando o chá acompanhando de doces e pâtiserries deliciosas. Ficou com água na boca?

O chá da tarde , uma experiência imperdível na terra da rainha e vizinhanças


Então, se está pensando em visitar a Inglaterra, minha sugestão é que viva esta experiência. O chá completo inclui os obrigatórios sanduiches de pepino (deliciosos!),de queijo, de presunto ou de salmão , doces, bolos e scones, servidos naqueles pratos de três andares, com toda elegância. Tudo acompanhado de muita manteiga e geleias.

Algumas vezes que tive o prazer de estar em Londres me dei de presente um chá completo e, na última ocasião optei pelo Fortnum & Mason,(181 Picadilly) um dos endereços mais tradicionais da cidade, uma loja de delícias fundada em 1707 com um departamento de geleias, bolochas, cookies e assemelhados que vale a visita. No sexto andar da Fortnum & Mason funciona seu The Tea Salon à moda antiga. Tudo é muito tradicional, com porcelanas belíssimas, toalhas de linho, talheres de prata mordomos e garçons de luvas brancas, e música de um piano de cauda,dedilhado por hábil pianista. The Tea Salon exige hora marcada e seu preço equivalente ao luxo: £52,50, por pessoa. Uma extravagência no meu orçamento mas que valeu pela experiência de me sentir como um personagem de Downton Abbey .



No estilo mais tradicional,o chá no Fortnum& Mason

Outra vez foi durante o verão, quando pude apreciar um chá completo como parte da visita ao Palácio de Buckingham. O chá não era no palácio, bem entendido. Era servido num hotel das proximidades, completando a excursão à casa da Rainha que, naquelas poucas semanas do verão vai para a Escócia e deixa a nós, os curiosos plebeus, a possibilidade de ver como é por dentro de sua “casa”. O pacote completo custa por volta de US$ 105, a conferir nas ofertas online.




E há muitos lugares em Londres onde é possível viver esta típica experiência britânica. E é sempre preciso fazer reserva. Em hotéis, o mais famoso de todos é no super chique Ritz , que exige paletó e proíbe jeans, num rígido código de vestuário. Mas há muitos outros locais onde a experiência pode ser encantadora e deliciosa. Inclusive fora da Inglaterra, como na Irlanda, por exemplo, com o mesmo ritual, os mesmos quitutes e preços mais camaradas. Como no Finnstown Castle Hotel, instalado num palacete do século 19 (15 Euros por pessoa), em Lucan,Dublin ou no Asdown Park Hotel, um hotel- spa em Gorey onde toda essa gulodice custou 12 Euros por pessoa.( 68, 71 e 73 anos)




#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #soebemacompanhada #conexõesaereas #temponecessárioparaconexãoaérea #dicasparaquemviajadeavião #quantotempoprecisoparaconexãoaérea #60saoosnovos40 #70saoosnovos50 chadascincoemlondres #teatime #londres #reinounido #dublin #lucan #gorey #chadatarde #irlanda


© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now