© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Dubrovnik, simplesmente imperdível!


A cidade medieval,murada, que foi cenário de Game of Thrones deixa qualquer um de queixo caído

A primeira vez que visitei Dubrovnik era inverno, quando a cidade fica no ritmo preguiçoso, da baixa estação. Estava sozinha e foi uma experiência muito especial porque fui à Croácia para pesquisar minhas raízes familiares, conhecer o lugar onde nasceu meu avô. Que é ao norte do país, bem distante dalí. Mas essa é uma outra história. Enfim, Dubrovnik era o que eu primeiro queria conhecer.E mesmo com o frio e dias cinzentos, valeu a pena caminhar na cidade velha, dentro das muralhas medievais .

Debruçada sobre o mar de azul intenso, a cidade murada de Dubrovnik se impõe, na paisagem. As mesmas grossas paredes de pedra da muralha que cercava uma rica e poderosa cidade dos anos 1500, de localização privilegiada para controle da navegação e do comércio com o Oriente, ainda estão ali.

Por sorte minha voltei outras duas vezes a Dubrovnik como parte do meu trabalho. Aí então, em plena primavera, no início da temporada de turismo com a cidade iluminada pelo sol e clima seco, tipicamente mediterrâneo.



A Stradum, a Fonte Onofrio,as belas construções de pedra vistas do alto da muralha

Caminhar pela cidade antiga de Dubrovnik é uma experiência enriquecedora, uma viagem no tempo. O melhor será começar andando sobre a muralha. Sim, aquela mesma construção que foi cenário de Game of Thrones. São cerca de dois quilômetros e, do alto, dá para observar toda a estrutura deste antigo burgo, suas ruas, suas torres, suas praças e a belíssima visão dos telhados. E nem se percebe a reconstrução feita por seus próprios cidadãos, depois da guerra dos anos 1990.

Do alto, a cidade é compreendida melhor. Tem ponte levadiça, tem a fonte Onófrio , de 1438, que servia para abastecimento de água dos moradores e ainda fornece água potável bem fresquinha que você pode beber sem medo. Além de observar a vida doméstica dos pouco mais de dois mil moradores que, bucolicamente, plantam videiras, limoeiros e estendem suas roupas nas janelas.


Para caminhar sobre a muralha é preciso vencer algumas escadas e vá com calçado confortável. Na Stradum, a rua principal, no antigo porto, nas praças, para ir de uma porta a outra, a caminhada é bem fácil, com tudo plano mas as ruas laterais são ladeiras, com escadas. Nada impossível, mas é sempre bom saber,não é?

Na Stradum ficam cafés charmosos, e lojinhas de produtos típicos: bordados, azeites de oliva, vinhos, geléias , chocolates ou as joias típicas feitas de filigrana de ouro ou prata produzidas segundo os antigos métodos de joalheira da República de Ragusa





Sim, porque Dubrovnik foi uma República que rivalizava com Veneza, governada pelo Reitor e seu Palácio com suas colunas esculpidas, arcos e pátios internos está lá belo e totalmente restaurado, inclusive com mobiliário e pode ser visitado. Naquele belo palácio o Reitor morava um único mês no ano, trancafiado e sem contato com ninguém do lado de fora para evitar eventuais tentativas de corrupção ou de usurpação do poder. E mais: só poderia voltar a ser Reitor, depois de dois anos. É de se pensar, não é?





Dubrovnik pode ser visitada tanto por terra como por mar. E pode ser vista do alto, subindo com o teleférico (US$ 25) a quase 800 metros e do topo do monte Srđ. During avistar toda a Cidade murada, a costa da Dalmácia e seus arquipelagos próximos

Há muitos cruzeiros que aportam por lá mas longe do centro histórico e a cidade está limitando o número de navios para evitar superlotação. Como o verão é o pico da estação, melhor evitar os meses quentes quando fica mais difícil se mover pela cidade e é muito quente. (58,70,71 anos)


Uma dica: no link abaixo, viagem com guia falando português e acompanhante desde o Brasil, visita Dubrovnik em setembro e muito mais na Croácia, Montenegro e Eslovênia. Que tal?

https://www.xq.tur.br/croacia-eslovenia



#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #soebemacompanhada #conexõesaereas #temponecessárioparaconexãoaérea #croatia #croacia #dubrovnik

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now