CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Dividindo espaço no avião

Gentilezas são necessárias a quem divide espaço numa aeronave



Finalmente terminaram todos os procedimentos de embarque! A ansiedade está grande, não é mesmo? Você procura seu lugar e quer acomodar sua bagagem no compartimento acima do seu assento. Mas é preciso que outras 400 pessoas se acomodem para a aeronave estar pronta para decolar. E bagagem de mão é o que não falta em avião repleto de brasileiros



Recentemente estava num voo da KLM observando, do meu lugar,no corredor, como as pessoas se comportam logo que chegam aos seus lugares, no avião. Alguns, rapidamente se movimentam e esperam em pé, junto ao seu assento que alguns passageiros passem para então colocar sua bagagem no compartimento superior. Pois havia um senhor viajando com sua esposa que parecia não ter a menor consciência de que outra 398 pessoas queriam também se acomodar no voo. O cidadão parou no meio do corredor e, com toda calma, como se fosse o único passageiro no Boeing colocou sua maleta, a bolsa da esposa e uma sacolinha de papel de loja acima de sua poltrona. E então fechou o maleiro, como se todo aquele espaço fosse exclusividade sua. Se desconhecia o fato de o maleiro ser coletivo ou se estava apenas bancando o espertinho, nunca vamos saber. Fato é que logo mais havia gente procurando espaço disponível e logo as maletinhas ganharam companhia. Aqui, confesso, fui eu mesma quem avisou do espaço vazio...

Importante também lembrar: na hora de guardar sua bagagem de mão no compartimento acima das poltronas, é bom separar os remédios que costuma tomar antes de dormir ou ao acordar, ajeitando na bolsa que estará com você. Se por acaso houver turbulência, você não poderá levantar, sem contar que sua maleta poderá estar sob outra, dificultando tudo.

Pronto! O avião decolou e começa o serviço de bordo. Primeiro vem o carrinho com bebidas e um saquinho de amendoim ou pretzel. Depois o jantar. Quase sempre a pergunta será “Chicken or pasta?” ou “Chicken or beef”. Para ser bem justa com as companhias aéreas, o catering até que andou melhorando. Ao invés do tradicional picadinho de carne com cenoura as companhias introduziram algumas novas opções como almondegas com purê de batata, bem mais macios que as carnes anteriores e, na opção de frango, provei recentemente uma espécie de moqueca, com frango desfiado, bem saboroso e que não exige o uso da faca, sempre complicada quando os cotovelos estão tão próximos.

Ah, você tem problema de diabetes ou é vegetariana? Então solicite cardápio especial, na hora da reserva da passagem e confirme no check in. Além de ter menu adequado às suas necessidades ainda receberá antes de todo mundo a sua bandeja.

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now