© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Delícias da Istria, aToscana croata

Viajar é também conhecer novos sabores, em novas paisagens e voltar com vontade de mostrar tudo para a família e amigos.Quer ficar com água na boca?

Vilarejos no topo de colinas na belissima Istria

Com certificado de proteção da União Européia, o Pršut croata, versão local do presunto defumado ou o popular presunto cru é, com certeza, um dos orgulhos do país. E bem que faz por merecer. Por toda parte ele aparece usado das mais diversas maneiras mas está quase sempre presente na entrada de uma refeição.


Pršut, a versão croata do presunto cru

Ele vem geralmente acompanhado de outros embutidos semelhantes à copa e salames de diferentes texturas e sabores. Tudo isso mais queijos que podem ser duros, moles, amanteigados ou não. E as infalíveis azeitonas.


Onde estão os melhores presuntos e queijos? Esta é a pergunta que vai, certamente, gerar discórdia. Disputam a autoria diversas regiões mas na Istria, a península ao noroeste da #Croácia, certamente estão alguns campeões. Na verdade, não apenas em embutidos ou queijos.


Este pedaço de paraíso, que alguns chamam de “a Toscana croata”, tem tudo de bom. No interior, vilarejos medievais no topo das colinas, plantações de oliveiras por toda parte e azeites artesanais ( visitar um desses produtores é imperdível) que, por si só, já valeriam a viagem.

A #Istria é também a terra das trufas presentes em pratos preparados em cantinas, e pequenos restaurantes em lugares muito pequenos, por mãos competentes de quem sabe o que está fazendo.


TRufas, outra delícia a ser provada na Istria


Já foi à Croácia? Então relembre as delícias. Ainda não foi? Melhor preparar as malas porque em matéria de gastronomia é o destino certo. E não deixe de incluir a Istria nesse roteiro. E, enquanto não for que tal copiar estilo croata ?Não tem os mesmos ingredientes? Improvise com o que de melhor conseguir mas não se esqueça do mix, acompanhado por um bom pão e azeite. ( aos 71)


#viagensparaseniors #melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #destinosideaisparamaisvelhos #70saoosnovos50 #destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viagemparamaisvelhos #croacia #istria #presuntodaistria #Pršut

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now