- Mariuccia Ancona Lopez
Cinco dias no Líbano
Atualizado: 25 de Fev de 2020

O mais ocidental de todos os países árabes, as terras do Líbano testemunharam passagens bíblicas, abrigaram dezenas de civilizações, exportaram os mais famosos comerciantes do Mediterrâneo. O Líbano é também familiar a nós, brasileiros, porque hoje há mais libaneses morando no Brasil do que na sua terra de origem. E aposto que você conhece uma ou mais famílias que vieram de lá.

Citada dezenas de vezes nos Evangelhos, é um dos lugares por onde passou Jesus Cristo e Maria, onde Paulo, o apóstolo visitou Pedro.
E os romanos fizeram Hipódromos, anfiteatros, estradas e templos para os deuses pagãos


Sua gastronomia nos é familiar mas não há como não se espantar com a mesa farta servida em cada refeição e com os inigualáveis doces. E a profusão de pistache, amêndoas, damascos que entram na composição das guloseimas. E impossível resistir aos aromas de mil-e-uma especiaria oferecidas nos souks, os mercados locais.
E idioma, que fascina pela originalidade dos traços curvos, não é nenhum problema porque além do árabe, praticamente toda população fala inglês e francês.

A terra dos cedros – que está também na sua bandeira – viveu longo conflito entre 1975 e 1991 – e Beirute, bombardeada e reerguida, encantadora, com seu litoral recortado, ainda mostra algumas cicatrizes desta guerra civil.


Mas a cidade é alegre, baladeira, cheia de restaurantes, de vida noturna, de bons hotéis e resorts. E tem um trânsito mais do que caótico que faz pensar que nossas ruas são oásis de tranquilidade.
E os protestos, me perguntam? Por lá eles chamam o movimento de Revolução de Outubro 2019. Os protestos contra a corrupção e a carestia- acalmaram mas ainda há barracas no centro de Beirute porque todos “estão de olho” no novo governo.Isso atrapalha a viagem? Nem um pouco!
Líbano é muito seguro e o turista pode sair a qualquer hora do dia, sem qualquer problema.
Minha viagem ao Líbano teve cinco dias completos no país, mais dois dias de aéreo, via Frankfurt. E o país é tão pequeno (10.400 Km² - praticamente a metade do tamanho de Sergipe) que dá para ver muita coisa em poucos dias.
E o melhor: de Beirute – que fica bem no centro do litoral libanês, pode-se ir, no mesmo dia, das montanhas nevadas à praia.
Dá para passar o dia num sítio arqueológico e de tarde ir às compras na capital.
Byblos, Baalbeck, Sidon, Tiro, Anjar, Harissa, e a Nossa Senhora do Líbano, a Gruta de Jeita,Vale do Bekaa, com seus vinhedos, foram alguns dos lugares em que a Flot Viagens nos levou.
Vou falar sobre eles aos poucos. Hoje, aqui um pouco de imagens do Líbano de história milenar, de cristãos e muçulmanos, de xiitas, sunitas, druzos, de refugiados palestinos e sírios, todos dividindo o mesmo espaço.
De hotéis de alta qualidade. Da boa comida. De memórias muito antigas, de cerca de 7 mil anos. De contrastes que fazem do Líbano um destino tão cativante, que impressiona a nós brasileiros.