CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Cabelos loiros, bicicleta e alcaçuz



Não são apenas os cabelos loiros que dominam a paisagem aqui em Malmö. Na verdade, por aqui nem são tão loiros – aquele platinado escandinavo – que a gente imagina. Já em matéria de bicicleta, a cidade é o sonho dos ciclistas porque, além de muito plana e fácil de pedalar, as pistas para ciclistas são fartas, amplas, bem pavimentadas e, muitas vezes mais espaçosas do que a porção da calçada destinada aos pedestres.





E tem ciclistas de todas as idades, inclusive com mais de seis ou sete décadas de vida – pelo menos na aparência – o que sugere que sua boa forma física deve ser consequência do exercício constante ao longo da vida.


Mas o que mais me espanta por aqui é a paixão dos suecos por alcaçuz.

Isso mesmo: o alcaçuz, que a gente conhece ( os mais velhos, com certeza) presente em balinhas que pouca gente, como eu, gosta. Aquela balinha escura que as crianças (do Brasil) rejeitam logo em seguida a uma careta.




Pois essa planta medicinal milenar de raiz adocicada conhecida por suas qualidades medicinais é sucesso absoluto por aqui. Tanto que, no centro de Malmö encontrei a loja Lakrits Roten (Södra Förstadsgatan,17) que só vende produtos de alcaçuz



Sim, balinhas e muito mais. Vai de alcaçuz salgado a chocolate e coca cola de alcaçuz, geleias e outros doces .E também xampu, creme dental e o que mais se imaginar.



A loja, muito bem montada e decorada apenas para o alcaçuz ,ainda apresenta a planta em vitrine climatizada e também vende sua raiz de mil e uma utilidades, usada inclusive para preparar chá conhecido desde a antiguidade para tratar vários problemas de saúde, especialmente problemas de estômago, inflamação e doenças respiratórias.



Fica a dica

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now