CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Budapeste e os doces da imperatriz

A doceira favorita de Sissi, continua chique e deliciosa,na capital da #Hungria

Sabe aquele ditado: “quem foi rei,nunca perde a majestade?”. Pois ele se aplica com perfeição a #Budapeste que merece páginas e páginas de memórias. Ou posts e mais posts. A capital da Hungria, que foi uma das sedes do Império Austro-Hungaro (dividia as glórias com Viena) mostra-se bela e imponente, mesmo depois de tantas lutas, especialmente na Segunda Grande Guerra.


Com um jeitão que lembra Paris, Budapeste ganhou o aspecto atual nos anos 1890, quando foram construídos muitos dos magníficos edifícios, na comemoração do seu 1000º aniversário.

Mas tudo isso é pouco porque a beleza da cidade se espalha por toda parte, ao longo do Danúbio, e de suas belas pontes que unem as duas partes da cidade: na margem direita Buda, a colina onde fica o Distrito do Castelo, cheio de história e, na esquerda, Pest, a parte plana e mais animada da capital húngara, com muitas lojas, restaurantes, hotéis, teatros, parques.






A primeira vez que estive em Budapeste era início de fevereiro, em pleno inverno e, embora as cidades fiquem mais difíceis de visitar, em função do clima, ela já me encantou com sua eterna elegância que nem mesmo os muitos anos de ocupação comunista roubaram.

Nessa ocasião eu estava próxima dos meus 60 e viajava absolutamente sozinha. Levei comigo uma página de revista que falava da Gerbaud, uma confeitaria histórica, a predileta de Sissi, a Imperatriz e que estava ainda funcionando no mesmo local . Tinha também um outro motivo: nos anos 50 havia em São Paulo uma doceira com o mesmo nome, onde meu pai costumava comprar doces aos domingos, de propriedade da mesma família que passou alguns anos por aqui, refugiada do comunismo.


Depois de algumas peripécias no metrô (bem pouca gente falava inglês, então) cheguei à Vörösmarty tér, a elegante praça onde fica a Gerbaud. E pude, finalmente constatar porque a mais querida das imperatrizes amava tanto a confeitaria E não apenas ela pois a Gerbeau foi ponto de encontro de celebridades do passado como Franz Liszt, Rei Jorge da Grã Bretanha e, mais recentemente, da Princesa Diana, Rainha Elizabeth e também de pop stars como Madonna e Brad Pitt.


Bolo Dobos, especialidade da Gerbeau

Desde 1858, se orgulha de produzir clássicos como o bolo Dobos, feito de sete finíssimas camadas e coberto por uma tampa de caramelo, o tradicional Apfelnstrudel ou a Torta de Chocolate Valhona (daquelas que realmente não dá para resistir!) como ainda novas tentações que vão das tortas de laranja e caramelo aos macarrons recheados cm creme de pistache, honrando a inovação, como marca registrada de seus fundadores .Afinal, foi esta casa que introduziu doces e chocolates enrolados em papéis artisticamente decorados com seu nome, num tempo em que o marketing sequer havia sido inventado.

A confeitaria criada por Emil Gerbeaud está instalada num belo edifício, ao estilo parisiense, na Vörösmarty tér 7-8, 1051, no centro de Budapeste, próxima à catedral de Santo Estevão, (no lado Pest da cidade)


Na segunda visita a Budaspeste, no início de um cruzeiro fluvial pelo Danúbio, era verão e novamente voltei à Gerbeau que nessa época do ano tem mesinhas do lado de fora para uma parada estratégica a qualquer hora. Continuava imperdível. ( aos 57 e 68 anos )


#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #soebemacompanhada #conexõesaereas #temponecessárioparaconexãoaérea #dicasparaquemviajadeavião #quantotempoprecisoparaconexãoaérea #60saoosnovos40 #70saoosnovos50 #hungri #budapeste #budapest #hungary #sweet #desserts #sobremesas #doces #bolos

#bolodobos #doboscake #danubio #cruzeironodanubio #sissi #sissiimperatriz #imperioaustrohungaro #buda #pest


© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now