CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Bom apetite, boa viagem



Em tempos de quarentena , panelas, cadernos de receita, apetrechos de cozinha viraram uma verdadeira válvula de escape para dias sem perspectiva de viagem. Seja para longe ou para perto.


E porque recordar é viver, hoje minhas lembranças trazem, mais uma vez, sabor de viagem. A lembrança agora vem de Hvar, uma belíssima ilha da Croácia onde provei um inesquecível espaguete com frutos do mar .



Mais exatamente no Hotel Fortuna, preparado pelas mãos de Magda, a sorridente esposa de Jurica que, junto com o marido e os filhos, tocam o negócio da família, no hotel de apenas 18 apartamentos, no vilarejo de Milna.

Com quem você aprendeu? "Com minha mãe. Nunca frequentei nenhuma escola de culinária”ela responde. Só que a perfeição dos pratos são de chef estrelado.



Tudo regado com o maravilhoso azeite produzido pela família instalada desde sempre nesta bela ilha de terras áridas onde oliveiras e lavanda cobrem as encostas e o mar é azul esverdeado, limpíssimo.



Esta receita é minha versão despretensiosa do espaguete com frutos do mar, para lembrar Hvar. Só lamento não ter o mesmo azeite...


Ingredientes 200 gr de espaguete cozido “al dente” 3 dentes de alho picados

meia cebola média, picada 200 gr de lula em rodelas 100 gr de camarão limpo, aferventado 200 gr de mariscos (já fervidos) com a casca 5 a 6 colheres (sopa)de azeite 1 folha(s) de louro pimenta do reino e sal a gosto

Salsinha para o acabamento Como fazer Aqueça o azeite numa panela grande. Junte a cebola, dourando levemente, em seguida o alho e refogue até "perfumar".Não deixe escurecer o alho para não amargar. Adicione o camarão e a folha de louro, o marisco, e por fim as lulas o sal, a pimenta. Deixe cozinhar por 3 minutos, aproximadamente. Junte no final 1/3 de xícara da água do cozimento do macarrão que deve ser "al dente". Sirva imediatamente e, se gostar, salpique salsinha e regue com mais azeite Serve 2 pessoas.


PS: Este post de junho do ano passado, é republicado hoje com alterações na receita original




Posts recentes

Ver tudo