CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Barcelona e seu imperdível mercado de La Boqueria

Atualizado: 23 de Fev de 2019

A cidade é animada de dia e de noite e supera qualquer expectativa


A elegante arquitetura nas Ramblas e praças que surgem por toda parte

Por mais que tivesse lido a respeito, não poderia imaginar que a animação de Barcelona pudesse ser tão fascinante, ao vivo, ainda que em pleno inverno, quando tinha somente dois dias e meio nesta bela cidade antes de embarcar para cruzeiro no Mediterrâneo, na semana do Ano Novo. Para aproveitar ao máximo #Barcelona – que realmente vale muito a pena !- escolhi um hotel nas Ramblas, o calçadão central, um polo de atrações, onde a vida acontece de dia e de noite.





Das ruas laterais das Ramblas com seus palacetes de linda arquitetura, cheios de balcões e enfeites, surgem praças encantadoras como a Plaça Real e uma profusão de restaurantes ,bares e lojas de artesanato. No calçadão propriamente dito, gente pra cima e pra baixo, quiosques vendendo souvenirs, roupas de times de futebol, bandeiras catalãs e, naturalmente, os churros.


Entre os encantos de Barcelona ainda tem o catalão ouvido e escrito por toda parte, o idioma que mistura espanhol, francês e português, falado com a rapidez de Merli e seus alunos, como na série da tevê e, no fim do feriado do Ano Novo, lojas abertas até meia noite, com liquidação geral a preços de banana.




Programa que recomendo: café da manhã no La Boqueria

Barcelona merece vários posts mas hoje o destaque fica para o Mercado de São José, conhecido como La Boqueria , inaugurado em 1840, com arquitetura de época e que é imperdível. O mercado é para abastecimento da cidade, com alimentos desse tipo de comércio: verduras, frutas, carnes, os famosos embutidos espanhóis, com inúmeras variedades do jamon, o presunto defumado, que é verdadeiro orgulho nacional. E mais: os peixes e frutos do mar de todo tipo , aqueles que você provará mais tarde na deliciosa culinária catalã seja em restaurantes populares como o Café Zurich (Plaça de Catalunya, 1-4,) no sistema de bufê ou nos elegantes como o Maris.co, (Plaça Real,8) .

E quem quiser poderá provar alí mesmo lulas fritas e camarões vendidos como pipoca, em saquinhos ou em simpáticos em espetinhos.



La Boqueria é um ótimo lugar para o café da manhã que começa com os cornetos de presunto, palitos de presunto de diferentes tipos e tamanhos seguido de suco de frutas, em tentadoras cores e frutas cuidadosamente picadas e embaladas para consumo.




Festa de cores nos sucos e frutas do mercado


Depois, os bocadillos , como se chamam os sanduiches, recheado com fartura com queijos, salames ou presunto à sua escolha. Isso tudo enquanto você vê bancas de frutas glaçadas, de amêndoas e outras nozes, de biscoitos, pães e doces. Não há serviço de restaurante. Apenas algumas mesas de apoio. Toda essa fartura de esmorzar ( breakfast em catalão) custou 7 Euros.





À tarde, porque o tempo era pouco, optamos por um hop on,hop off, aqueles ônibus que vão parando em diferentes atrações da cidade (27 Euros por pessoa em média) com descidas em Barceloneta, na deslumbrante Catedral da Sagrada Família mas que terminou como um terrível mico porque a parada do ônibus para visitar o Parc Guell era no pé do monte Carmelo onde está o lindíssimo parque concebido por Gaudi em 1900.



Vá de táxi e compre ingresso com antecedência para o Parc Guell

A subida é terrivelmente íngreme, uma verdadeira pirambeira, que deixa qualquer um de língua de fora. Mas eu não ia deixar de ver o parque, certo? Então aqui dica importante: se estiver por conta própria: vá de táxi. Ah! E compre ingresso com antecedência, (8 Euros para adultos e 6 Euros para maiores de 65 anos) porque as filas são grandes e os horários de visita limitados para evitar superlotação .

(aos 72 anos)

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now