© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

As cerejas de Riga e muito mais


Na capital da #Letônia, linda arquitetura,gente simpática e tudo muito barato



Dez da noite no verão,em Riga.Dias longos para aproveitar a cidade que é muito segura


Cada vez que eu vejo, no supermercado um pacotinho de cereja custando o que custa por aqui lembro imediatamente de #Riga, em julho de 2016, no verão do Báltico, quando cerejas, morangos e tantas outras frutas vermelhas estão no pico de sua safra por lá. Enormes, super doces e quase de graça, nas barracas do mercado municipal onde entrei em êxtase com aquela fartura.




Além das frutas, uma variedade enorme de pimentões de todas as cores e pepinos de todos os formatos, tamanhos e grossuras, dois dos vegetais mais consumidos por lá, a qualquer hora do dia, começando pelo café da manhã.


Uma das coisas mais surpreendentes da Latvia (a Letônia, para nós) é como tudo é muiiiito barato .

Construções típicas,m no centro histórico de Riga

Do transporte (11 Euros pelo taxi do aeroporto ao centro numa distância que em outra cidade europeia custaria no mínimo 25 Euros) à alimentação. Um hot dog duplo e enorme custa 2,80 Euros, 2 chops de meio litro cada, 2,40 Euros e uma refeição em restaurante em aérea turística com salada, prato principal da cuinária local, cerveja e sobremesa, 18 Euros por pessoa. Ou uma viagem de pouco mais de uma hora, de trem, ida e volta, para visitar parques e castelos medievais em Sigulda (3,70 Euros) mais barata que um bilhete de percurso mínimo, no metrô em Londres.




Escolher Riga para 5 dias de férias, por conta própria, quando eu estava em Dublin foi uma decisão prá lá de impulsiva. Mas essas são decisões que eu e minha filha ( já disse que ela é minha perfeita companhia de viagem, certo? ) fizemos outras vezes Não tinha qualquer referência sobre a capital da Latvia nem sobre o país em si. OK, li nos sites de turismo mas não é a mesma coisa do que receber informações de gente que você conhece, que esteve lá e pode contar mais do que as informações oferecidas pelo Tourism Center.







Idioma, clima, gastronomia, segurança, como me movimentar, tudo seria uma surpresa. Pois a Latvia me surpreendeu positivamente, em muitos sentidos.
O idioma é bem complicado mas é bem fácil se comunicar em inglês

A começar por sua gente, muito amável, sempre disposta a ajudar, orientar. Outra surpresa foi o número de pessoas que falam inglês. E quem não fala, se esforça gentilmente, para se fazer entender. Achei que a comunicação seria difícil, mas não foi.



Antigas construções em nova função dão vida à cidade

Riga foi uma bela surpresa. A cidade histórica, muito bem conservada, muito limpa e bastante fácil para se caminhar com prédios históricos impecavelmente conservados- alguns datam de 1200!!! -e pleno em uso.

Riga é praticamente toda plana, muito animada no verão, cheia de restaurantes, bares e cafés, e bastante segura.


Muitos bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre no verão de Riga

Foi muito fácil me localizar por lá, passeando por ruas mais estreitas e pracinhas pitorescas, sempre com calçamento de pedras e janelas enfeitadas com flores. Aliás, as flores aparecem esplendorosas nessa época, em enfeites espalhados por toda a cidade.

Era verão, a mais alegre das estações do ano na Europa, e as pessoas aproveitavam as ruas e praças ao máximo, tornando a impressão da visita ainda melhor. E por toda parte você encontra em lojas e barracas pela rua o artesanato em madeira – o famoso pinho de Riga – o melhor souvenir do país. São colheres de todos os formatos e tamanhos, algumas com enfeites entalhados, peças bonitas, baratas e leves de se levar na mala.

O que fiz mais na Latvia? Fui ao Open Air Museum, que reproduz uma aldeia de séculos atrás, a Sigulda para ver castelos e à praia de Jurmala, a praia no Golfo de Riga, no mar Báltico da qual já falei aqui.(aos 73)


#viagemparasenior #viajarnamelhoridade #viajandoaos70 #latvia #letonia #riga #melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now