CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

Arte, história e gulodices de viagem



Linz, à beira do rio Danúbio, já teve dias de muita glória quando era um porto estratégico para o embarque de sal que vinha das minas de Salzburg (a cidade do sal, certo?). A terceira maior cidade da Áustria, também teve importância cultural como centro de estudos.


Linz:praça central e coluna da Santissima Trindade


Foi em Linz que Johannes Kepler viveu , lecionou e publicou, em 1619, Harmonice Mundi ("Harmonia do Mundo"), na qual ele relaciona as distâncias dos planetas ao sol à harmonia musical.

O prédio renascentista onde ele trabalhava nas geniais teorias está bem no centro histórico da cidade




Foi também em Linz onde outro gênio, Wolfgang Amadeus Mozart compôs, em apenas um dia a Sonata de Linz em 1783, partitura copiada (para todos os instrumentos e à mão, é bom lembrar) e executada dois dias depois.


Pois bem: a cidade também tem seu orgulho gastronômico, a Linzertorte, que eu - assim como tantos quantos turistas passem por lá - fiz questão de conhecer na padaria Hofbäckerei, que desde 1807 produz esta especialidade.


A padaria que resiste há séculos, preparando o famoso doce de Linz


Amanteigada, macia, recheada com geleia e coberta com uma gradinha de massa e é sem dúvida um bom motivo para se esquecer da dieta.


Ficou com vontade? A receita vai aí abaixo




Linzertorte





Ingredientes da massa


225 g de amêndoas torradas e moídas.

1 1/2 xícara de farinha de trigo

2/3 de xícara (135 g) de açúcar

Raspa de 1 limão

1 colher (chá) de canela em pó

1/8 de colher (chá) de cravo em pó

1/4 de colher (chá) de sal

1/2 de colher (chá) de fermento em pó

14 colheres (sopa) (195 g) de manteiga sem sal, cortada em pedacinhos

2 gemas grandes

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Recheio

Geléia de frutas vermelhas


Como fazer


Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque as amêndoas numa travessa e deixe por 8-10 minutos pata tostar até ficarem levemente marrons. Quando esfriarem, triture as amêndoas no processador com ½ xícara de farinha, até ficar bem fininha. Junte o resto da farinha, açúcar, raspa de limão, canela, cravo, sal e fermento, até tudo ficar bem misturado. Junte a manteiga e pulse o processador algumas vezes para obter uma mistura com textura de farofa. Junte as 2 gemas, a baunilha e pulse novamente para a mistura ficar uniforme. Faça uma bola com a massa e divida em duas partes, sendo uma maior (a que fira na base) do que a outra. Coloque a maior em forma untada (20-25 cm) apertando contra a base e nas laterais.


Espalhe a geleia sobre a massa. Cubra com plástico e leve à geladeira. Quando a bola menor estiver firme, tire da geladeira, coloque entre dois pedaços de papel manteiga e abra com o rolo formando um círculo de mais ou menos 30 cm de diâmetro. Corte então a massa em tiras de 2,5 cm, coloque numa bandeja, cubra com plástico e leve à geladeira por 10 minutos. Quando as tiras estiverem firmes arrume - as sobre a base que já está com a geleia, formando um xadrez. Assar em forno preaquecido a 180ºC.


Depois de pronta e já fria, polvilhe açúcar de confeiteiro.

© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now