CafeecervejasXQ.gif
  • Mariuccia Ancona Lopez

A ponte, o trem e as malas


Copenhague e Malmö unidas pela ponte

Meu destino era #Malmö, Suécia, mas o aeroporto que serve àquela cidade e à região sul do país é o de Copenhague, capital da Dinamarca.


No aeroporto, basta descer uma escada rolante e já estamos na plataforma do trem, com malas e tudo mais.

Tudo bem fácil até para mim, na sétima década de vida, e também para as centenas de turistas que queriam a mesma coisa: um lugar no trem para si e sua mala.

Sim, o serviço do trem é ótimo e, assim, frequentemente está cheio inclusive com ciclistas e suas bikes. Portanto, o melhor – como sempre – será viajar com pouca bagagem, com malas que sejam compatíveis com espaços pequenos como os vãos entre os bancos do trem.


Entre as duas cidades, um braço do mar Báltico que desde 2000 ganhou uma ponte, a #Oresund, a mais extensa do continente europeu, com 16 km e dois níveis: na parte de baixo correm duas linhas de trens e na parte superior estão seis pistas rodoviárias.

Para o viajante, todas as proezas da engenharia com 1 km de vão suspenso, uma ilha artificial e até um túnel submarino de 3,5 km, passam desapercebidos.







De trem, em cerca de meia hora, se vai do aeroporto de Copenhague até a Estação Central de Malmö e o custo do bilhete é de 108 coroas suecas (10 Euros, aproximadamente) e o mesmo bilhete vale também para ônibus, se for necessário, em Malmö.




Usei o trem outras duas vezes, para passear em #Copenhague e a experiência foi sempre boa, tanto na pontualidade como na eficiência do serviço (praticamente 24 hs). E importante: sempre esteja com seu passaporte porque em Hyllie, a primeira estação em território sueco pode haver inspeção da imigração.


Na volta para o aeroporto, a mala que chegou com 15 kg, transformou-se em duas mais a bagagem de mão. E também do filho, nora e neto. Trem com 6 malas? Nem pensar. A solução? um táxi que ainda nos permitiu conhecer a pista rodoviária da ponte, aliás, cenário inicial de uma excelente série chamada justamente A Ponte e disponível em streaming.

#europaparamaduros #viajantesmaduros

#viagensparaseniors

#melhoridade #aposentadosemferias #viagemdepoisdos60 #viajandodepoisdos70 #viajandoparaeuropa #destinosideaisparamaisvelhos

#destinosideaisparaquemtemmaisde60 #viajarcomamiga #viajaremduasnaeuropa #viagemparamaisvelhos #malmö #copenhague #Kopenhage #Sweden #suecia #dinamarca #ponteoresund


© 2019. Mariuccia Ancona Lopez. Proibida a reprodução sem autorização da autora

  • White Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now